17 de abril de 2013

CIRURGIA DE COLOSTOMIA


Olá pessoas!

Neste post, vamos deixar de lado minha perna um pouquinho e vamos conhecer uma outra parte da minha história.

Como eu já tinha contado no inicio da história, eu usava uma colostomia desde que aconteceu o acidente e depois de ter ficado com ela por mais de três anos, enfim, fiz a cirurgia de remoção.

Depois que eu fiz a cirurgia do joelho em 2011, eu e minha mãe decidimos que já era hora de retirar a colostomia. Como já não estava mais de cama o tempo todo e já estava pegando prática em andar com as muletas, então fomos conversar com o médico sobre uma possível retirada da colostomia. A consulta aconteceu em janeiro/2012.

Eu não gosto de relatar essa parte da história, porque foi um dos momentos mais sofridos que tive. Primeiro, que não gostei do médico. Foi super mal-educado no dia da minha consulta, ele estava lá brigando com as enfermeiras na recepção na frente dos pacientes, muito mal-humorado e outras coisas que eu não quero nem saber. Eu nem me lembro o nome dele de tanto que eu não gostei dele.

Primeiro vou explicar melhor para vocês o que é uma colostomia, assim vão entender os procedimentos que tive que fazer antes da cirurgia acontecer. Quando eu estava na UTI do hospital onde moro, o médico que colocou a colostomia veio me visitar, eu perguntei a ele porque ele havia colocado essa bolsa em mim, não tinha a mínima ideia do que ela significava e ele me explicou que foi por causa da lesão do quadril e porque tive que fazer cirurgia restauradora no ânus. Também perguntei se iria ficar com ela para sempre e ele disse que não, que era apenas temporário, até eu poder conseguir ir ao banheiro normalmente.

Com base em pesquisas no Google, colocarei aqui para vocês a definição de colostomia:

“Colostomia é a porção do intestino exteriorizada através da parede abdominal. A colostomia faz com que uma parte do intestino fique exposta no abdômen, como uma boca (*estoma). Essa abertura será o local por onde sairão às fezes que, por sua vez, serão armazenadas em uma bolsa coletora.” *Estoma: É uma cobertura feita cirurgicamente no abdome, por onde o conteúdo dos intestinos será expelido e coletado para uma bolsa externa.

                           
 
                                                                      
Fonte: https://ssl.adam.com/content.aspx?productId=125&pid=71&gid=100011&site=bestdoctors.adam.com&login=BEST4545


            Essa foto abaixo mostra a bolsa coletora. Agora imaginem usar isso colado na sua barriga o tempo. Só podia ser retirado para trocar por outra.


Fonte: http://docplayer.com.br/160194290-Procedimentos-complexos-de-enfermagem.html

Então, voltando ao médico mal-educado. Fiquei lá na recepção sentada imaginando se aquele médico que estava sendo grosso com as enfermeiras seria o médico que iria me atender, eu não sabia quem seria porque era minha primeira consulta. Quando foi a minha vez de ser atendida, ele já chegou todo afobado, me mandou deitar-se numa maca que ficava no consultório e pediu para ver minha colostomia. Depois foi fazer o exame de toque retal - que por sinal esse exame é horrível - e disse que eu tinha que fazer uma colonoscopia. Pronto, acabou a consulta, foi embora e deixou as pobres das enfermeiras marcando o exame para mim.

Me disseram o dia e o horário, e me passaram um remédio que limpa todo o intestino para poder a câmera captar melhor as imagens. Chegado o dia do exame, eu estava morrendo de medo. Me disseram que ele ia colocar uma câmera no estoma e no meu ânus. Estava me sentindo fraca, não tinha comido nada por conta do exame e tinha vomitado todo o remédio em casa. Quando chegou a minha vez, fui para a maca, as mesmas enfermeiras que marcaram o exame me colocaram um cateter para aplicar o remédio para dormir e disseram que eu não ia sentir nada, na mesma hora falei:

Graças a Deus!

Fiquei muito aliviada. Esperamos ainda uns vinte minutos para aquele médico chegar, quando ele chegou, injetaram o remédio e eu dormi. Só que eu acordei, não sei quanto tempo depois. Quando voltei a si, vi que o médico estava realizando o exame no estoma e doía uma pouco. Quando sentia alguma dor ficava apertando a mão da enfermeira. Depois ele tirou a câmera do estoma e foi para o meu reto, o exame de toque foi fichinha para o que eu senti nesse exame. Eu gritava na sala pedindo para ele parar e ele continuou fazendo o procedimento dizendo que já estava acabando e nunca acabava.

Eu não sei quanto tempo demorou, mas foram os mais eternos. Depois que finalmente acabou esse terrível exame, minha mãe entrou na sala e ele conversou com ela dizendo que estava tudo bem com o intestino e passou uma ultrassonografia retal, até disse o nome do hospital e a médica que fazia o exame. Ligamos para esse hospital e não aceitava o plano de saúde que eu tinha e o valor do exame era de R$ 300,00. Não queríamos pagar tendo plano de saúde, achamos que fazendo em outra clínica não teria problema.

Fui fazer o exame numa clínica na capital que aceitava o plano de saúde que eu tinha. Fiz a bendita ultrassom retal, não doeu muito, mas incomodou. Minha mãe pegou o resultado e depois marcou a consulta com o médico mal-educado. Eu não fui - quando era entrega de exames somente a minha mãe que ia -. Quando minha mãe chegou em casa me disse que ele fez um escândalo só porque o exame não foi feito no hospital que ele pediu e que ele disse que só iria aceitar fazer a cirurgia se o exame fosse desse hospital.

Minha mãe me disse que quando saiu da sala encontrou uma das enfermeiras e perguntou por que ele só queria o exame daquele hospital e ela disse que a médica era a esposa dele e toda vez ele fazia isso com os pacientes. Quando minha mãe disse tudo isso eu falei na mesma hora:

Não quero fazer a cirurgia com esse médico, eu não gostei dele, se ele fez isso comigo nos exames, imagina na cirurgia. Deus me livre!!!

Eu nunca mais vi esse médico depois que eu fiz a colonoscopia.

* * *

Como eu não quis fazer a cirurgia com esse médico, resolvi ficar mais um tempo com a colostomia e resolver o problema do joelho. Um dia quando estava na cozinha, eu senti uma coisa melada na minha calcinha e “corri” para o banheiro. Quando eu vi fiquei assustada, eram fezes. Imaginei que como estava com a colostomia, não podia defecar por baixo, tinha ouvido falar que quando isso acontecesse, o estoma estava entrando no abdômen. Comecei a ficar nervosa e preocupada.

Minha mãe marcou para outro médico que atendia nessa mesma clínica do Dr. mal-humorado, mas graças a Deus não era no mesmo dia, eu não queria nem olhar para cara dele. Quando foi minha vez de me consultar já estava um pouco apreensiva, pensando que esse seria igual ao o outro, mas não foi. Dr. Abílio é ótimo, adorei ele, disse que pelo tempo que eu estava com a colostomia já estava na hora de tirar e passou outra colonoscopia - já fiquei com medo -. Eu disse a ele o que aconteceu na colonoscopia anterior e ele me disse que eu não iria sentir nada, ia ser como se eu fosse fazer uma cirurgia, iria dormir.

Fiz todo o procedimento com os remédios que tive que fazer para a primeira colonoscopia e no dia do exame eu realmente dormi, não senti nada, nesse dia eu dormi até demais. Porque ele acabou o exame e eu continuei dormindo por uns 10 minutos - segundo minha mãe -. Ele disse a minha mãe que estava tudo certo com o intestino e que iria fazer minha cirurgia. Dr. Abilio passou os exames que sempre faço antes de fazer qualquer cirurgia, sangue e o cardíaco. Só com esses exames prontos e com tudo ok, ele marcaria a cirurgia com a liberação do plano de saúde.

Enfim, minha décima segunda cirurgia foi realizada no dia 05 de novembro de 2012. Me internei na manhã do mesmo dia e às 9hs fui para o bloco cirúrgico, mas antes tinha tomado um remedinho azul e a enfermeira que me deu perguntou se eu estava com sono e eu disse que não. Fiquei conversando um tempão com os enfermeiros do bloco cirúrgico enquanto eles estavam tentando encontrar alguma veia para aplicar o cateter. Depois que encontraram e furaram meu braço, fiquei sentada continuando conversando com eles e depois de alguns minutos resolvi deitar e fechar os olhos. Só me lembro de estar no quarto no outro dia após a cirurgia com a barriga enfaixada e com uma sonda vesical - sonda de xixi -, minha mãe disse que eu abri os olhos quando cheguei da cirurgia, mas eu não conseguia me lembrar de nada. Passei todo o dia dormindo e vomitando, horrível para falar a verdade, só fiquei um pouco acordada no final da tarde quando a enfermeira veio fazer o curativo.


Cirurgia de colostomia.

Como eu entrava na piscina mesmo com a colostomia, ficou um pouco bronzeada na parte que ficou a bolsa coletora. Não lembro quantos pontos tinham, mas tinha mais de 25. Depois do curativo feito, fui dormir de novo.

No outro dia, eu já estava melhor, mas não podia comer. Fiquei bebendo suco o dia todo, quando chegou a noite, eu não estava aguentando de fome, perturbei o enfermeiro dizendo que não ia dormir porque estava com muita fome, e ele conseguiu falar com Dr. Abílio que me deixou comer algo. Comi frango com inhame, não comi muito porque meu estomago começou a doer e por conta disso, acreditem, passei a noite toda acordada, não consegui dormir de jeito nenhum.

Três dias após a cirurgia, pela manhã Dr. Abílio foi me visitar e eu perguntei quando eu iria ter alta, ele disse que primeiro eu tinha que defecar para saber se o intestino estava funcionando, perguntei:

Como isso vai acontecer se eu só tomei suco o dia todo? ele disse que eu tinha que comer naquele dia, então eu disse que tinha comido inhame na noite anterior.

Ah! Então você já está boa, pode ir embora. disse e sorriu.

Sério?! perguntei animada.

Sim.

Antes de ir, ele disse para enfermeira retirar a sonda e o soro. Receitou um remédio para dores e disse que queria me ver em oito dias. Quando eu cheguei em casa era mais de meio-dia, almocei e fiquei com a mesma dor no estomago, depois eu comecei a defecar normal, graças a Deus não tive nenhuma complicação quanto a isso.

Por incrível que pareça essa foi a minha melhor cirurgia em termos de recuperação, apesar da experiência horrível com o primeiro médico que consultei. Eu conseguia sentar-se, andava devagar com as muletas e tomava banho normal.

Após os oito dias, voltei para o consultório do Dr. Abílio para ver como estava os pontos, alguns estavam sequinhos e outros mais ou menos. Ele disse que estava ótima a minha cicatrização e que só ia tirar a metade dos pontos. Aí aconteceu um problema: O enfermeiro que tirou os pontos não era mal-humorado, mas parecia que estava ali por obrigação, sabe? Fazia as coisas com má vontade, não gostei.

Minha mãe ficou dizendo a ele quais pontos estavam melhores para tirar e ele não ouviu – minha mãe é técnica de enfermagem -, só quis tirar o que ele queria, resultado, tirou pontos que não estavam cicatrizados e quando eu cheguei em casa, fui tomar banho, começou a sair sangue no lugar que ele retirou os pontos que não estavam cicatrizados, e com os dias, minha barriga foi se abrindo e pensei: “Eu não acredito que esse enfermeiro fez isso!”

Eu estava super furiosa com ele, depois de mais de oito dias podia tirar o resto dos pontos, eu não fui para clínica, não queria nem ver a cara daquele enfermeiro, quem tirou o resto dos pontos foi minha mãe e não tive nenhum problema. As partes que abriram na minha barriga só vieram fechar meses depois, tive que aplicar uma pomada que puxa a carne, para poder cicatrizar mais rápido, foi um sufoco, pensei que nunca iria cicatrizar.

Hoje só ficou a cicatriz, uma das marcas da minha vitória!


Dois anos após a cirurgia.

Atualmente.

183 comentários:

  1. amanda voce e linda sua historia tambem eu estou cuidando da minha sogra . com esse mesmo problema ela esta para fazer a sirugia

    ResponderExcluir
  2. Obg Lais. Mais pq ela está usando a colostomia? Estou torcendo para que dê tudo certo na cirurgia dela, fé em Deus. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ola querida, minha história foi parecida, estive praticamente do outro lado, mas Deus me puxou de volta, graças a centenas de pessoas que oraram por mim, desde janeiro de 2012 fiz 6 cirurgias com 3 erros médicos, e uma fístula que durou um ano...um médico relapso , carniceiro e careiro, so queria dinheiro.... Moro em Cruzeiro SP, me curei em Taubaté pela maravilhosa equipe do SUS de lá...sofri muito mesmo, e até hoje estou com a barriga inchada ainda...o importante é que Deus nos ama, estamos vivasssss e conseguimos vida normal...Bjsssss Ana Pinheiro ,meu email se vc quizer fazer amaizade...ana_370p@hotmail.com é só usar a palavras palavras VIDA NORMAL que eu já sei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana erivanvirtuoso@gmail.com mi. Responda por favor

      Excluir
  4. Olá Ana. Fico feliz que agora depois de muito sofrimento você esteja bem, graças a Deus, como vc disse: ELE nos ama. Mas porque você usou uma colostomia? Me add no facebook (se vc tiver), lá poderemos conversar melhor. Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Ola Amanda,que barra hein...eu estou com uma bolsa dessas a 6meses,quarta feira que vem vou retirar,estou com muito medo...estou usando porque eu tive laceração retal de 4ºgrau,durante um parto normal...estranho,mas,foi isso mesmo,nem o medicos souberam me explicar o que aconteceu,enfim,era pra eu ficar apenas 3 meses,mas,ja faz 6...tive que entrar na justiça,senão eu iria ficar mais de um ano com isso...por causa da fila de espera!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Alyne,

      Acabei de ler seu post e fiquei chocada pq ha um mês passei exatamente pela msm situação. Ileostomia decorrente de rotura perineal de quarto grau em parto normal..tb não souberam explicar os porques...queria saber como vc está, como foi a reversão, como foi pra voltar o transito intestinal pelo anus..tb estou com mto medo..
      Espero que esteja bem, vc e sua familia!
      abs

      Excluir
  6. Nossa que coisa, hein? Por causa de um parto? Não fica com medo pq vai dar tudo certo, foi uma das melhores cirurgias que já tive. A recuperação é rápida. Fica com Deus. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi voce pode me informar como é o pos operatório? O que pode e o que nao pode, por quanto tempo, etc...
      Aguardo uma resposta ��

      Excluir
    2. Olá! Olha... O meu foi tranquilo, incomoda na primeira semana, não conseguia andar reta, só um pouco curvada, não conseguia ficar sentada muito tempo pq a barriga doía, isso tudo é mais por conta dos pontos. Quando retira, já vai melhorando. Comer alimentos leves e em pouca quantidade, mas não ficar muito tempo sem comer, beber muito líquido, pq ajuda a defecar. Em um mês já estava bem. Carregar peso e esforço físico, principalmente quando tiver com os pontos não pode, pq pode abrir a cirurgia e nem depois de tirá-los. Acho que só depois de 3 meses. Dói um pouco, mas passa, e o mais importante, voltei a defecar normal. Espero ter ajudado. Ótima recuperação pra vc. Fica com Deus. Beijos!

      Excluir
    3. oi amanda quanto tempo demorou pra andar e fazer algumas coisa? eu faço faculdade e queria continuar.

      Excluir
    4. Olá! Eu comecei a andar desde que saí do hospital, assim, só para ir ao banheiro ou da cama pra cadeira ou vice-versa. Fiquei assim até retirar os pontos. Depois que tirei os pontos sentia um pouco de dor quando me esticava ou ficava muito tempo sentada, mas suportável. Em 2 meses já estava bem. Depende da sua recuperação, se for em 1 ou 2 meses acho que já ta bom pra começar a facul, mas sem fazer muito esforço. Ótima recuperação pra vc. Fica com Deu! Beijo.

      Excluir
  7. Ola Amanda passei por isso tbem logo q nasci, so q ainda continuo defecando sem controle, nao consigo defecar normal e agora?

    ResponderExcluir
  8. Olá. Se você continua com problemas na hora de defecar, tem que consultar um médico.

    ResponderExcluir
  9. Oi amanda, tudo é aprendizado né....graças a Deus vc está melhor...
    Minha mãe tem colostomia há 03 meses devido a endometriose...é difícil achar pessoas que tenham ou tiveram pra trocar experiências...pq são tantas as dúvidas né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora,estive na situação da tua mãe pelo mesmo motivo a maldita endometriose,temos de acreditar que tudo vai correr bem,muita força beijinhos

      Excluir
    2. Oi..vou me operar de.endometriose severa...estou cm.medo pois segundo os medicos quando o nodulo esta entre o reto dificilmente escapa da bolsa.. Vcs tinham endo no reto?? Por isso a bolsa?? Amanda Monteiro sai como liquido?? A limpeza é todos os dias?? Fico feliz por vc estar bem.. Quero operar logo e ficar bem tambem! Beijosss

      Excluir
    3. Olá! Eu não sei te explicar ao certo pq eu não tive endometriose, eu usei a colostomia para não ter infecção porque eu estava com fixador na bacia. Assim, eu limpava todos os dias, por causa das fezes e as vezes saia como líquido. A bolsa eu trocava de 4 em 4 dias, quando ela tava começando a descolar, eu não usava aquelas bolsas diárias, a que usei é igual a essa da foto, ela dira uns dias. Não tive nada no reto, fiz o exame, a bendita colonoscopia e o médico disse que estava tudo normal, ai foi quando eu fiz a reversão. Quanto tempo vc está com a colostomia? Você já fez o exame da colonoscopia? Eu sei como é a sua sensação de medo de ficar com a colostomia, pq eu não sei se iria aguentar fica com ela por mais tempo, apesar de ter passado 3 anos com a minha, mas enfim, fica tranquila que Deus está tomando o rumo da sua vida e vai dar tudo certo. Me manda notícias. Beijo.

      Excluir
  10. Oi Débora. É verdade, é tudo aprendizado com o dia-a-dia. No início em casa era difícil de cuidar, quem sempre fazia isso era minha mãe. Mas depois eu mesma que limpava, só não trocava, quem continuo fazendo foi minha mãe. Graças a Deus não tive nenhum problema até hoje, após a retirada. Mas ela vai passar quanto tempo? Difícil achar pessoas mesmo que usem. Vai dar tudo certo com ela. Fica com Deus. Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Ola! Amanda. Quantas horas é essa cirurgia? Tenho uma amiga fazendo esta cirurgia agora... estamos muito apreensivos e com muita fé em Deus também, pq infelizmente falta humanidade em médicos e enfermeiras que nos atendem . Confiante que Tudo dará certo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mary. Minha mãe me disse que a minha cirurgia durou umas 3 ou 4 horas, mais ou menos. Fica confiante, que vai dar tudo certo. Se deus quiser. Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Olá Amanda encontrei este blog por acaso,és uma mulher de coragem passei por tudo o que passaste estive 18 meses com colostomia devido a endometriose fiz a ultima cirurgia a 13 de junho de 2012

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada pela força. Deus e minha família sempre estão comigo me ajudando a enfrentar tudo, por isso eu tenho coragem. Espero que você já esteja bem. Fica com Deus. Beijo!

    ResponderExcluir
  15. OLA AMANDA MINHA MAE ESTA NO HOSPITAL E NA PROXIMA QUARTA É A CIRURGIA DELA PARA RETIRAR A COLOSTOMIA!!! AQUI EM CASA ESTAMOS MUITO ANCIOSOS... BJOOOO... E MUITA SAUDE PRA VC ADOREI A TUA HISTORIA. MARILIZE DE POA

    ResponderExcluir
  16. Olá! Vai dar tudo certo com ela, se Deus quiser. Muito obrigada. (: Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Oi! Gostaria de saber como foi a tua recuperação quando da reversão da colostomia. Dói muito? Quanto tempo leva para poder se erguer sozinha da cama, levantar e voltar a rotina diária? Tem alguma coisa que eu deveria saber para me preparar? Vou precisar de uma pessoa me cuidando por quanto tempo?

    ResponderExcluir
  18. Olá Viviane! Olha, eu pensei que ia ser difícil em relação a dor ou em ficar o tempo todo de cama, mas foi tudo ao contrário. Um dia após a cirurgia eu ja conseguia sentar, mas não ficava muito tempo por causa dos pontos, era melhor ficar deitada. Passei 3 dias e meio no hospital, mas só de cama, em casa, eu não ficava o tempo todo na cama, você vai achar muito estranho quando ficar em pé, parece que sua barriga vai cair (rsrsrs), sei lá, fica muito pesada, eu já conseguia ficar mais tempo sentada e andava devagar por causa dos pontos, tomava banho normal e depois minha mãe fazia o curativo, depois que retirou os pontos voltei a vida normal. Não tive dores de morrer, o cuidado é só nas primeiras semanas enquanto estiver com os pontos, tem que limpar bem. Acho que em 1 mês você vai estar bem melhor, principalmente depois que tirar os pontos. Boa sorte na sua cirurgia. Vai dar tudo certo, fé em Deus. Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Amanda fico feliz por estar bem. Tenho uma filha de 4 meses, prematura de 6 meses. Ela possui a bolsa de colostomia. A cirurgia será agora em maio. estou muito ansiosa, pois minha bebê é tá pequena e já possou por tanta coisa. Ao ler sua história fico mais tranquila. Muitas alegrias para vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, como foi a cirurgia dá sua filha? Tenho uma sobrinha de 2 aninhos que fez a cirurgia de reversão dá colostomia e está tendo muita complicações,pq não deu certo a reversão e teve que refazer a colostomia as pressas, agora ela está hospitalizada com um quadro de anemia e os pontos dá colostomia estão estourando, como tivemos que entra na justiça para conseguir fazer a cirurgia o médico não está dando a devida atenção.

      Excluir
  20. Nossa Faby! Não sabia que bebês também usavam colostomia. Fica tranquila, que Deus está no controle e na cirurgia vai dar tudo certo e na recuperação também. Muita saúde pra ela. Beijo!

    ResponderExcluir
  21. vilsom 15 de abril de 2014
    oi Amanda tudo bem,minha historia e parecida com a sua,mais no meu caso tive q usar a bolsa de colostomia por causa de um cancer no intestino.Um cancer maligno e quando descobri ja estava avançado,tive q fazer 6 sessoes de quimioterapia,uma semana por mes,sofri muito em 2013,muitos exames iguais aos q vc conta,3 cirurgias UTI,muito sofrimento.Mais em novembro do ano passado fiz a cirurgia de retirada da bolsa e deu tudo certo graças a DEUS.Agora em fiz todos os exames de rotina e ta tudo normal,volto so dia 10 de julho,mais acho q com a graça de DEUS,estou curado.se quiser conversar melhor meu endereço de facebook vilsommarcoski@gmail.com. Valeu.abraço,q DEUS sempre te abençoe com muita saude e felicidades.beijos tchau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Vilson, meu caso foi parecido com o seu, tive câncer tb, mas estou bem, recuperando da cirurgia de reversão... com fé em Deus estaremos livres da doença. Fiz tratamento alternativo em Florianópolis SC no Centro de Apoio ao Paciente com Câncer, veja o site da instituição, recomendo que vá para tratamento. Abraço

      Excluir
  22. Nossa Vilsom, que história de superação, fico muito feliz que você está totalmente recuperado. Graças a Deus, vai dar tudo certo com seu exame em julho. Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Amanda! Fiquei bastante aliviada ao ler sua história, tenho uma afilhada de um aninho que esta usando estas bolsas por ter pego uma bactéria quando internado num hospital por ter adquirido calazar, neste período na UTI pegou uma bactéria no reto, e teve que fazer a colostomia, para cicatrização do mesmo. Quem a vê não acredita que passou pelo que passou, mas só vamos ter sossego quando retirar e tudo ficar como antes!

    ResponderExcluir
  24. Poxa, tão novinha e já passou por tudo isso e usar colostomia então, se é ruim para um adulto imagina para uma criança. Que bom que ela está se recuperando, se Deus quiser ela vai fazer a cirurgia de reversão. Muita saúde pra ela. Beijo!

    ResponderExcluir
  25. Amanda meu sogro fez essa cirurgia de colostimia. Vc sabe quanto custa a reversão da colostomia?

    ResponderExcluir
  26. Desculpa Bráulio, infelizmente não sei. Na época que fiz a minha foi pelo plano de saúde. Boa recuperação pra ele.

    ResponderExcluir
  27. ola amanda, estou usando a colostomia por ter pego uma bacteria chamada sindrome de furnie. devo fazer a reversao em julho, e confesso que to com medo. espero que como a sua dê tudo ceto.

    ResponderExcluir
  28. Oi James! Poxa... =/ Mas que bom que já está perto de fazer a reversão. Fica tranquilo que vai dar tudo certo, seu medo é normal, eu fiquei nervosa tbm, principalmente por ser esse tipo de cirurgia. Mas enfim.. fé em Deus. Beijo!

    ResponderExcluir
  29. Amanda, vc sabe me informar quanto tempo levou a cirurgia ?? as enfermeiras me disseram que pra fazer a reversao era coisa rapida. mas pelo que li no google, fala que leva em torno de 300 minutos. achei muito tempo para uma simples reversao. se tiver face me add. james guimaraes. bjao

    ResponderExcluir
  30. Olá James! Minha mãe me disse que minha cirurgia durou umas 3 ou 4hs. Só que o médico que me operou me dopou geral, passei o resto do dia na sala de recuperação para me acordar e a anestesia geral passar. Fui para o bloco de manhã, umas 9hs e só voltei a noite ainda sonolenta, só estava melhor no outro dia. Me add no face vc, pq há muitos "James Guimaraes" e não sei quem é vc, pois não o conheço, nem por foto, tem um link do meu face logo acima, é só clicar que abre no meu perfil. Beijo!

    ResponderExcluir
  31. ola fiquei muito feliz com a sua historia gracas a Deus deu td certo. Estou c meu irmao internado na Uti do Hoap Miguel Arraes... passou pelo mesmo processo que vc, porem, o q nos disseram e q houve vazamento pelo canal do intestino e ele comecou a defecar dentro do.proprio corpo... agora esta sedado na Uti c infeccao generalizada. Estamos passando a maior barra :(
    Att.: Suelen Moura

    ResponderExcluir
  32. Minha nossa Suelen!!! :O
    Imagino o que vc e sua família está passando nesse momento. :( Vou rezar por ele, fé em Deus que ele vai sair dessa. Deus abençoe vcs!!!

    ResponderExcluir
  33. Oi Amanda tenho colostomia e as vezes tenho muita vontade de evacuar pelo anus ffico me segurando mais esses dia saiu um líquido que parecia uma diarréia .parece que aconteceu com vc o médico disse
    o q pra vc e normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Aconteceu comigo o mesmo mas o medico disse que era normal pq o orgão só está parado não está morto.desejo que corra tudo bem,abraço

      Excluir
  34. Olá! Eu tinha essa sensação as vezes, de defecar pelo ânus, mas aconteceu comigo uma vez de sair, e como eu pensei que usando a colostomia, não tinha condições das fezes saírem pelo ânus, marquei logo uma consulta, pensando que fosse algo grave. Ele disse que quando desvia o intestino fica um buraquinho entre a parte do intestino onde as fezes sai pela colostomia e a parte do intestino que vai para o reto, aí como o buraco é pequeno, fica cheio e quando não passa para o intestino da colostomia, vai para o intestino do reto e sai normal pelo ânus. Espero que tenha entendido a explicação, hehehe. Então ele disse que é normal. Fica tranquila. Boa recuperação pra vc. Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde Amanda, estou um pouco curiosa pela colostomia porque meu padrasto precisou fazer devido a uma obstrução intestinal há 8 dias. Estou muito preocupada em relação a qualidade de vida e a cirurgia de reversão, porém, quando vejo depoimentos como o seu, me sinto mais tranquila e com a certeza de que tudo dará certo, e que isso é temporário. Bjs

    ResponderExcluir
  36. Olá! Não fica preocupada não, parece ser complicado viver com a colostomia, mas não achei. Eu achei chato, lógico, ninguem quer viver em função de uma bolsa colada na sua barriga, que a qualquer momento pode descolar e vc só pensa no mal cheiro que os outros que estão do lado irão sentir, eu vivi assim, kkkkk. Eu passei 3 anos com a minha e graças a Deus não precisei ficar por mais tempo ou até pra sempre, conheço pessoas que infelizmente por problemas mais graves precisaram ficar com a colostomia pra sempre e eu não sei se aguentaria viver com ela até morrer. Acho que tbm não precisa se preocupar com a reversão, eu pelo menos não senti nenhuma dor e dormi o tempo todo durante a cirurgia, nunca fui tão feliz fazer uma cirurgia como fui pra essa de reversão, kkkk. Diz pra ele ficar tranquilo, pode viver normal, eu pelo menos fui assim, comia normal e não sentia dores no estômago. Qualquer dúvida fala aqui que eu respondo. Ótima recuperação pra ele e paciência. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda que legal que a reversão foi um sucesso..Minha irma não teve sorte ela fez a reversão da colostomia mais ficou um buraco no local que foi costurado voltou pra casa e começou a sentir dor.Passou por uma nova cirurgia e agora voltou a bolsinha..Shirley

      Excluir
    2. Poxa Shirley, que ruim. Mas ela vai ficar sem a bolsinha e vai se recuperar bem. Fé em Deus.

      Excluir
  37. Ola, eu tb estou usandouma colostomia, fez umano dia 6, agora estou fazendo exams para pra fazer a 2 cirugia< retirar a bolsa> penso principio ano novo sera feita a cirugia, espero que corra tudo bem.

    ResponderExcluir
  38. Olá Manoel. Vai dar tudo certo, é só ficar tranquilo, eu sei que é difícil, eu fiquei um pouco ansiosa, mas só em pensar que vai se livrar dessa bolsinha na barriga, dá um alivio, kkkk. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, verdade vai dar umalivio enorme retira a bolsinha, obrigada pela forza, que a paz do SENHOR esteja com vc e familia, fica comDEUS.

      Excluir
  39. Depois eu irei contar commais detalhes o porque da minha cirugia. fique na paz do SENHOR.

    ResponderExcluir
  40. Amanda td bem? Sua historia é um exemplo de vida? Fiz uma cirurgia no reto em agosto de 2014 e estou usando bolsinha e fazendo quimioterapia para prevencao. Mas quero te perguntar uma coisa? Como vc entrava na piscina com a bolsinha? Nao vazava? Qual marca vc usava? Quero ir pra piscina e praia mais nao tendo confianca devido a bolsinha.

    ResponderExcluir
  41. Olá! Estou bem, graças a Deus. Olha, antes de entrar eu limpava ela e ao redor, naquele adesivo branco colocava micropólio para não ter risco de vazar e nunca vazou. A marca que eu usava era Convatec, o modelo é essa da foto que postei acima. Otima recuperação. Beijos!

    ResponderExcluir
  42. Oi, Amanda! Que bom que toda sua história teve um final feliz!
    Fiz iliostomia em 25/11/2014, em função de uma Síndrome de Fournier. É muito difícil achar relatos sobre a minha doença, principalmente pq a mesma é rara e a taxa de mortalidade é alta e mais comum em homens.
    Então comecei a procurar sobre relatos de iliostomia, que também é difícil de encontrar. Acabei achando seu blog pela busca de reversão de iliostomia. A minha vai ser agendada na próxima semana, estou ansiosa. É muito bom ler relatos com sucesso como o seu!

    ResponderExcluir
  43. Olá Carolina! Nunca ouvir falar de iliostomia? Que doença é essa? Só tive mais conhecimento da colostomia pq usei, sabia mais ou menos o que era, pq infelizmente minha avó e tia usaram. :/
    Você tbm terá um final feliz, aliás, já está tendo. Boa sorte na sua cirurgia e ótima recuperação, vai dar tudo certo, fé em Deus. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tb tive endometriose e usei a ileostomia na verdade é a quase a mesma coisa da colostomia que fica no intestino Grosso e a ileostomia fica no intestino delgado. Sofri muito mas hoje estou na quarta cirurgia para fechar a ileostomia .

      Excluir
    2. Olá Andreia! Agora entendi. Vai dar tudo certo na sua cirurgia e recuperação. Fica com Deus. Beijo.

      Excluir
  44. Ola Amanda.... meu nome é Rodolfo .li o seu relato sobre sua cirurgia...que triste. depois de varias tentativas ganhar 15 graus.Tambem tenho o mesmo problema.(não dobro o joelho esquerdo) após sido atropelado em 1998 e bem ruim ficar assim...Me adiciona no face pra gente conversar....marcenaria cruzeiro do sul pasian.....Abraço

    ResponderExcluir
  45. Olá Rodolfo. Infelizmente não obtive o resultado esperado nessas cirurgias do joelho, mas a vida segue, é ruim, mas são sequelas mínimas em relação a gravidade que o acidente foi. Já lhe adicionei. Beijo. (;

    ResponderExcluir
  46. Ola Amanda ,Me chamo Raissa Mirele meu caso foi diferente eu uso uma colostomia por causa da apêndice e de erro medico pq não conseguiram descubrir o que eu tinha ai quando detectaram a apêndice ja tinha estourado dentro de mim ai inflamou tudo e eles fizeram uma cirurgia pra tirar a apêndice e fecharam ai eu so piorava e tive q fazer uma segunda cirurgia de urgencia pra retirar um pedaço do intestino grosso e colocar a colostomia pq se não fizessem isso eu poderia morrer , no começo foi muito ruim mas tinha q me acostumar uso a quase 6 meses , mas graças a Deus segunda volto pro hospital para retirar , estou com muito medo da cirurgia e de como vai ser depois . Espero que dê tudo certo. E você é uma vitoriosa por ter passado por tudo isso , que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  47. Nossa Raissa que sofrimento! Mas graças a Deus agora vc está bem e que não vai usar mais a colostomia. Não se preocupa que a recuperação é ótima, nas primeiras semanas vai ser um pouquinho chato por causa dos pontos, mas depois melhora. Boa sorte na cirurgia, vou orar por vc. Fica com Deus. Beijos!

    ResponderExcluir
  48. boa noite ...sua história me consolou bastante; pois tenho um irmão que fez a colostomia há um ano e seis meses, como já passou o prazo para a reversão estava preocupada que não fosse mas possível , mas vjo que não existe um prazo exato para a reversão.

    ResponderExcluir
  49. Eu não perguntei ao médico a respeito disso (se tem prazo de reversão) mas acredito que se a pessoa não tem nada no intestino pode reverter no tempo que achar melhor, eu esperei 3 anos para poder reverter a minha por opção mesmo, queria resolver logo a situação da minha perna antes. Boa sorte para seu irmão, fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite! Amanda lendo sua história me ajudou bastante a respeito da reversao! Gostaria de saber como foi o pós operatorio em relacao a dieta, se teve restricao. Tive CA de reto e retirei uma parte do intestino. Estou ansiosa pela cirurgia. Um bj fica com Deus!

    ResponderExcluir
  51. Foi normal, o médico me liberou comer de tudo, só que não quis abusar e na primeira semana comia alimentos leves e em pouca quantidade. No primeiro dia a após a cirurgia no hospital, eu só tomei suco e vomitava na mesma hora, efeito da anestesia ainda, já no segundo estava bem, mas só podia ficar no suco, a noite não aguentava mais de fome e o médico me liberou ora comer, comi inhame com frango e fiquei sem conseguir dormir a noite toda pq sentia minha barriga estranha e cheia. Depois melhorou e defequei normal. Espero ter ajudado ainda mais. Boa sorte na cidade, fica com Deus. Beijos!

    ResponderExcluir
  52. linda demais sua historia, parabéns! estou com a bolsa de colostomia faz 1 mês, ainda estou tentando me acostumar !! me tira um duvida .. para botar o estoma pra dentro, a reversão e pela abertura aonde o estoma esta ou abre a barriga toda pra fazer a reversão ?

    ResponderExcluir
  53. Obrigada. :)
    Abre a barriga, infelizmente, espero que você reverta logo e não fique muito tempo com a colostomia. Fica com Deus... Beijo!

    ResponderExcluir
  54. olá bom dia, minha mãe ta usando essa bolsa de colostomia, pq esta com câncer no intestino! e não sabia, sofreu muito ate fazer cirurgia... na primeira que foi no dia 25/03/15 deu errada logo de cara, teve infecção o estoma não tava p fora, fez outra cirurgia no dia 10/04/15 e menos de 15 dias... agora ta em casa esperando p fazer quimioterapia... so que tem um problema, a placa da blusa não aderi na barriga dela, pq ela tem uma entrada bem onde colocaram o estoma... então usamos gazes de algodão e gazes simples, e sempre que as fezes sai limpo com soro e antisséptico... durante o dia e a noite usamos a blusa... tire uma duvida, os pontos do estoma tira ou eles caem sozinho? pq o da cirurgia já tirou, so tem esses do estoma.

    me add no facebook Rafaela Batista, Sou de Aracaju Sergipe
    gostei muito da tua historia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela
      Tem bolsas côncavas. Eu sofri muito com os vazamentos porque tinha uma concavidade na minha barriga no local do estoma. Felizmente encontrei estas bolsas concavas aqui no Rio no Instituto de reabilitação Oscar Clark.

      Excluir
  55. Olá Rafaela. No meu caso, minha mãe disse que tinha uns pontinhos e que a enfermeira tirou no hospital, pq eu ainda estava internada. Não te achei no facebook, clica no link que postei aqui no blog, já entra no meu perfil e me add. Beijos!

    ResponderExcluir
  56. estou morando em caruaru sou de recife estou ostomizado me recuperando da cirurgia de apendicite tive complicações fiz três cirurgias de emergência uma alça do intestino rompeu , enfim passei por um momento dificil e de grande aprendizado ainda estou tenho a reconstrução para fazer tirar a colostomia entendes li sua história e onde fica esse tal médico queria me prevenir desse monstro minhas fotos tão bem punks mas aprendi com vc , vc é uma guerreira Deus seja contigo , devo estar voltando agora em junho para caruaru ...

    ResponderExcluir
  57. Nossa, vc sofreu bastante tbm, mas graças a Deus está vem e tudo vai dar certo, vc vai se livrar dessa bolsinha tbm, kkk. Olha, esse médico me atendeu na clínica de lado do hospital Santa Efigênia, horrível, Dr. Abílio é muito melhor e atende na mesma clínica tbm. Boa sorte. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda estou ostomizada ha dois meses.por causa cancer. Li por ai q reversao lerigosa pra n fazer.eu vou encarar. Seja q Deus quiser.minha ostomia ta saindo fezes fina sera normal? bjs obrigada

      Excluir
    2. Olá! Eu não sei se é normal pq o seu caso é diferente do meu, queria poder ajudar mas realmente não sei se é normal sair fezes finas. Consulta seu médico é melhor, assim tirá as dúvidas e não fica com pensamentos preocupados na cabeça. Vc vai se recuperar bem. Fica com Deus. Beijos!

      Excluir
  58. Amanda, eu também fiquei ostomizada po 1 ano e 2 meses, dia 27 de abril fiz cirurgia de reversão... ontem tirei os pontos e estou me alimentando bem, comida leves e o que me encomoda é a vontade de ir ao banheiro direto...aconteceu contigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz a cirurgia de retirada da colostomia há 10 dias e também estou muito incomodada com as evacuações. A impressão que eu tenho é que entra muito mais do que sai. Saí só líquido com um resquício de sólido. Até quando será assim?
      Também estou tendo problemas de gazes que não melhora nem com simeticona.
      Obrigada Amanda por ter criado este espaço para que possamos trocar nossas dúvidas.

      Excluir
  59. Oi Susana! Que bom que já reverteu e que está se recuperando bem. Não, eu não tive isso de ir ao banheiro o tempo todo. Por incrível que pareça minha flora intestinal voltou ao que era antes de usar a colostomia, graças a Deus. Acho que no seu caso, o intestino deve estar se adaptando, pq está recente ainda. Mas se vc tiver achando estranho consulta o seu médico, é melhor. Fica com Deus. Beijo!

    ResponderExcluir
  60. Ola prImeiramente obrigado por partilhar sua historia, meu marido regirou o colon e o reto, ja retirou a bolsa, faz 1 mês, esta tendo uma otima recuperação, oque mais esta incomodando ele sāo, ardencias, assaduras, feridas e coceiras, nos anus, nunca sabemos qado saimos se voltamos em seguida pq incomoda muito ele, vc teve algo parecido.? Na internet nao tem nada sobre sassunto de recuperaçāo dia dia do pós, grande beijo guerreira, saludos desde Barcelona....

    ResponderExcluir
  61. Olá Glaucia, obrigada. Fico feliz de ter alcançado o meu objetivo quando pensei em fazer o blog, que é de ajudar e dar forças as pessoas de alguma forma com a minha história. Fico feliz em saber que seu marido está se recuperando bem, mas infelizmente não posso ajudar no caso dele pq eu não tive nenhuma dessas reações que ele tem no ânus, acho melhor procurar o médico que fez a cirurgia dele para saber o que pode ser isso. Fica com Deus. Beijos!

    ResponderExcluir
  62. Olá! Acho que é necessário abrir a barriga para poder mexer no intestino e coloca-lo pra fora, só o cortizinho da lateral onde fica a bolsa não ia dar certo, muito pequeno. E nessa cirurgia se mexe no intestino tira e depois coloca no lugar. Por isso os dois cortes. Obrigada. Até mais. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , q diferente, eu fiz minha reversão dia 17 e só fecharam o espaço q estava a bolsa , fizeram a sutura do intestino por ali mesmo , eu usei por 5 meses depois de uma endometriose profunda obstruir meu intestino!
      Obrigada pelo blog, lendo sua história e os relatos de tantas outras pessoas a gente nao se sente tão diferente rsrs..
      Vc já passou pela cirurgia na perna?? Espero q tenha corrido td bem e se recupere o mais breve possivel !

      Excluir
    2. Achei seu caso diferente tbm, mas o que importa é que já não usamos mais essa bolsinha (que não é muito legal, hehehe). Fico feliz que meu blog tenha ajudado, me ajudou muito mais. Ainda não fiz a cirurgia, vai ocorrer tudo bem sim, se Deus quiser. Beijo!

      Excluir
  63. olá Amanda Monteiro para começar quero agradecer-te por teres criado este lindo blog, que me tem ajudado muito na recuperação.

    apenas pessoas como nós consegue entender o quão chato é viver com uma colostomia ou ileostomia, eu sou de Angola, aqui a população sabe pouco do assunto e é difícil encontrar pessoas nestas condições. em 2013 fui diagnosticado com ulcera tífica perfurada e também divertículo de meckel, fui submetido a varias cirurgias (foram 11 laparotomia no total) tive que ficar 2 semanas de dieta zero (sem comer e sem beber água ou outro liquido) na 3º cirurgia acordei com uma ileostomia ( é uma derivação intestinal, efectuada ao nível do intestino delgado (ileon), onde se exterioriza o ileo pela parede abdominal ) chorei muito nesse dia e nem imaginava como seria a minha vida dai em diante. fiquei internado durante 2 meses, e para o meu desespero fui diagnosticado com tuberculose, durante o período de internamento recebia ajuda por parte da minha mãe.

    de volta a casa com logos meses de caminho para me recuperar, dei inicio ao meu tratamento de tuberculose e já estava a me ajeitar com a ileostomia.

    terminei o tratamento de 8 meses, e fiquei com a ileostomia durante 1 ano e 9 meses de sofrimento.

    Como Deus é grande e ajuda todos que nele exercem fé no dia 17 de Junho tive a minha ileostomia encerrada e estou a me recuperar muito bem. os intestinos voltaram a funcionar normalmente e daqui a mas alguns dias voltarei pra escola.

    beijos -_- do Domilson vosso irmão do outro lado do oceano.

    ResponderExcluir
  64. Nossa Domilson! Que historia a sua. Graças ao meu bom Deus que você está se recuperando maravilhosamente bem. Você passou por uma batalha que por fim teve um final feliz, que Deus te abençoe. A minha vitória ainda vai chegar assim como a sua chegou. Que legal, da Angola, fico feliz que meu blog é visto de tão longe e que tenha ajudado. Beijos! :)

    ResponderExcluir
  65. Olá, Amanda.

    Estou usando a colostomia há 3 meses. Estou para fazer a reversão. Quanto tempo depois de operada o médico liberou sua alimentação normal e sua volta ao trabalho....Luciano....Novo Horizonte/SP

    ResponderExcluir
  66. Olá Luciano! No outro dia à noite após a cirurgia, comi inhame com frango, kkkk. E em casa comia normal, mas pouco. Para o trabalho ele não me liberou, pq eu estava com problemas na perna ainda (quer dizer, estou ainda), ando de muletas e tal. Mas acredito que em um mês ou dois, se ocorrer tudo vem na sua recuperação após a cirurgia, vc vai poder voltar a trabalhar sem fazer muito esforço abdominal. Boa sorte na sua cirurgia. Fica com Deus. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda. Farei a cirurgia de reversão dia 28 de agosto. Estou com um pouco de medo, o que é normal. Mas, confiante em Deus. Acredito que em 40 dias esteja recuperado e pronto a voltar ao trabalho. Obrigado pelas orientações. Abraços...Luciano

      Excluir
    2. Vai dar tudo certo Luciano! Estarei orando por vc, ótima cirurgia e ótima recuperação. Fica com Deus! Beijo!

      Excluir
  67. Olá Amanda,
    Muito bom ter relatos como o seu, pois isto aflinge nao só o paciente bem quanto seus famuliares.Meu sobrinho fez laparotomia e colostomia usa bolsa a um ano e meio, porém por conta da cirurgia mal sucedida adquiriu uma fístula, já está fazendo os exames pré operatórios deve operar em breve para reversão do intestino e tentar eliminar a fístula. Vi que você também teve fístula e por ser tão difícil de tratar, como foi curada sua fístula, foi através de cirurgia? Sua cirurgia para reversão foi barriga aberta ?

    ResponderExcluir
  68. Olá Layla! Vai dar tudo certo na cirurgia dele, fé em Deus. A minha fístula foi na coxa, tive três, por conta da placa que eu tinha no fêmur, estava dando rejeição e tive que fazer a cirurgia de retirada da mesma. Minha cirurgia de reversão abriram minha barriga sim. Fica com Deus. Beijos!

    ResponderExcluir
  69. oi amanda,que historia linda de superação que você viveu e ainda vive! não são todos que são assim como você,que divide as experiências para ajudar outros a também superar! eu sou de vitória,es.sou técnica de enfermagem e trabalhei algunsmeses no programa dos ostomizados do estado do ES.foi muito bom,aprendi tanto com eles a agradecer a Deus por tudooo.que Deus te conserve assim...beijoo maria lina

    ResponderExcluir
  70. Olá Maria Lina! Obrigada pela msg de apoio e força, acredito sim que você tenha aprendido muito. Fica com Deus! Beijos.

    ResponderExcluir
  71. Olá Amanda, muito legal vc compartilhar sua experiência. Coloquei minha bolsinha dia 15 de setembro por causa de um divertículo perfurado. Meu médico disse que em 3 ou 4 meses farei a reversão. A vida com a bolsinha ficou muito melhor depois que vi esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=b6prsS5W83U . Melhorou em 95% minha qualidade de vida. Uso uma bolsa da Coloplast de duas partes e a idéia do saquinho (refill) é fantástica. Espero ter contribuido. Abraço

    ResponderExcluir
  72. Olá! Fico feliz que você tenha encontrado uma maneira de viver bem usando a colostomia, se Deus quiser vai se livrar dela e vai voltar ao normal logo, logo. Espero que essa sua dica ajude as outras pessoas que lêem meu blog. Ótima recuperação. Abraço! (:

    ResponderExcluir
  73. Espero que corra tudo bem com a sua cirurgia na perna. Que Deus a proteja para que você possa continuar ajudando o próximo que sofre.

    ResponderExcluir
  74. Olá Berenice! Obrigada pela força e fico feliz de vc está aqui participando do meu blog, contando sua história e ajudando outras pessoas tbm. Fica com Deus. Beijos!

    ResponderExcluir
  75. Olá Amanda! Estou com uma bolsa de colostomia há quatro meses, mas já vou tirar, estou muito apreensiva com essa cirurgia. Quando vi seu post me tranquilizei mais. Estou usando a bolsa por conta de uma curetagem que fiz e o medico perfurou meu reto. Tive que fazer uma laparotomia (cirurgia barriga aberta) estou com uma cicatriz do tamanho da minha barriga. Perdi o bebe e ganhei uma enorme cicatriz e uma companheira temporária que é a bolsa. rsds

    ResponderExcluir
  76. Nossa Lilliane, que história! Mas se Deus quiser vc vai ficar livre dessa bolsinha, kkkk. Beijos!

    ResponderExcluir
  77. olá boa tarde Amanda... depois de tanto sofrimento e alguns cuidados prestados não eficaz, você foi e sempre será uma guerreira... lamento por alguns profissionais de saúde, mas d fato é verdade parece que muitos deles não gostão de trabalhar no ambiente hospitalar...mas em compensação tem outros que cuidam muito bem de seus pacientes.... mas enfim parabéns pela sua recuperação.

    ResponderExcluir
  78. Verdade Silvia, além do sofrimento de passar por um acidente, algumas pessoas como eu, passam pelas mãos de médicos que sinceramente não deveriam exercer a profissão. Infelizmente existem médicos assim no mundo. Mas graças a Deus, Ele me colocou no caminho médicos maravilhosos. Obrigada pela força e palavras de apoio. Fica com Deus querida. Beijos!

    ResponderExcluir
  79. Olá,Querida e abençoada mulher guerreira e de muita fibra meus parabéns pela sua força,eu tive um câncer de reto em 2011 e usei por 2 anos a bolsa de colostomia só re também fiz a reconstrução só que infelizmente tenho graves sequelas tenho muita dificuldades para ir ao banheiro e principalmente ficar muito tempo sentado pois sofro com fortes dores faço acompanhamento médico e já estou até cogitando voltar com a bolsa devido as fortes dores,desculpe o meu desabafo mais na verdade estou é muito feliz pelo seu sucesso pois sei muito bem como é éssa situação...até

    ResponderExcluir
  80. Olá Xavier! Todos nós somos abençoados, obg pelas palavras de força e apoio. Nossa, que coisa, a gente pensa que depois que tudo passa vai melhorar, aparece mais alguma coisa pra nos deixar mais tensos. Pra vc pensar em voltar a usar a colostomia, imagino a intensidade da dor e o incômodo de não ir ao banheiro com freqüência. :( Eu sei que o que vc decidir vai ser o melhor para seu bem estar, fé em Deus que ele não abandona. Não se incomode em vim desabafar aqui, fico feliz que mesmo não me conhecendo vc tenha me contado um pouco da sua história. Fica com Deus. Beijo!

    ResponderExcluir
  81. Boa noite galera!!

    Bem, estou um pouco preocupada com meu namorado, hoje esta fazendo 7 dias que ele retirou a bolsa, pois teve cancer de intestino, e precisou usar...
    Hoje quando estava com ele, ele começou a sentir umas dores, fui ver se era algum ponto que tinha soltado, e percebi um cheiro de fezes...

    Não sei se é porque ele estava com a bolsa, e ficou com este cheiro ainda, ou se não e normal isso.
    Fiquei super sem graça em dizer isso, e ele ficar ofendido, estou buscando respostas, antes de comentar com ele

    Alguém poderi me dizer se é normal isso??

    Obrigado a todos!!
    Um super abraço.

    ResponderExcluir
  82. Olá! Me desculpe a demora em responder. Bem, acho melhor ele ir ao médico e vc dizer a ele o cheiro que sentiu, pq se fosse comigo, eu iria querer saber. Eu não tive esse tipo de reação dele, acho que é pq o nosso caso é diferente, eu não usei por conta de um câncer. Mas estou feliz que ele pôde reverter, graças a Deus, pq vi casos que as pessoas tiveram que ficar com a bolsa pra sempre, por causa de câncer tbm. Espero que alguém responda tbm, pra te ajudar. Mas meu conselho mesmo é que ele vá ao médico. Ótima recuperação pra ele. Fiquem com Deus. Beijo!

    ResponderExcluir
  83. Olá!Gostei muito de poder ler as expériencias que todos tiveram.
    Quero contar a minha, para que outras pessoas possam tirar sua duvidas.
    No dia 05/08/2015 operei de um câncer no colon do reto e tive que colocar a bolsa de iliostmonia.
    O médico disse que teria que ficar com a bolsa de 3 a 6 meses para poder fazer a reversão.
    Sentia muita fraqueza com o uso da bolsa, pois meu organismo não se adaptou e os nutrientes dos alimentos logo saia pela bolsa.
    No dia 11/11/2015 foi feita a cirurgia para reversão, a cirurgia foi simples, o médico não abriu a barriga, apenas fecgou o intestino e o espaço onde estava aberto.
    A cirurgia acabou não dando cero,os pontos se romperam e deu começo de infecção, porque meu intestino tinha aderido.
    Voltei para a sala de cirurgia e para minha surpresa quando acordei a bolsa estava ali de volta.
    Por causa da infecção o médico achou melhor colocar a bolsa.
    Agora tenho que esperar mais 4 meses para fazer novamente a cirurgia, só que agora ele vai abrir a barriga para ver se o intestino não est´aderido ou dobrado.
    Apesar de tudo agradeço a Deus por estar viva e as orações de todos e tenho Fé em Deus que a apróxima cirurgia vai dar certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sra Lourdes fiquei comovido com sua história e te peço ajuda nas informações durante seu periodo. quanto tempo para o aparecimento dos sintomas de infecção, se vc fez alguma dieta e como foi, se sentia dor na lesão ferida operatória e como foi seu pós operatório

      Excluir
  84. Olá, estou 5°DPO reversão intestinal após diverticulite complicada no qual permaneci 6 meses com bolsa colostomia, hoje estou com alimentação liquida que deverá permanecer por 1 semna e depois inicio liquido pastosa, um pouco e dor na F.O. evacuações liquidas contendo um pouco de sangue nas fezes sendo normal conforme orientação do cirurgião morrendo de fome e preocupado com as complicçoes que poderá existir se puder absorver mais informações a respeito desse periodo iria me ajudar muito

    ResponderExcluir
  85. Nossa Lurdes que luta! Mas vai dar tudo certo, fé em Deus. É só se cuidar. Orando por vc. Beijos.

    ResponderExcluir
  86. Olá Luiz! Infelizmente não posso tirar as suas dúvidas, pq a minha recuperação foi diferente da sua, como contei no meu post minha dieta só foi líquida um dia após a cirurgia, no segundo dia comia normal, mas pouco, não tive fezes líquida e nem saindo sangue, como disse, diferente do seu caso. Espero que alguém lhe ajude, é para isso que fiz meu blog, para todos se ajudarem. Fica com Deus. Torcendo por sua recuperação. Beijo!

    ResponderExcluir
  87. Ola Amanda, que linda sua história...Deus foi muito bom em achar o seu blog. Meu pai esta com cancer e esta usando essa bolsa, ele ainda esta internado pois teve varias reações pós cirúrgico. Agora que ele esta conseguindo falar, esta muito para baixo dizendo que ficará somente em casa qur nao vai querer mais viajar nem fazer nada pois cuidar da bolsa lhr dará muito trabalho. Vi que vc disse q ebtrava na psicina rs, trm que ter algum mldelo da bolsa especifico para isso? Vc indica algum modelo de bolsa bom? Vi que existe um cinto vc chegou a usar? Poderia por favor me passar algumas ideias para que eu possa trasmitir isso p o meu pai para ele ver q a vida nao parou é somente uma batalha a se vencer

    ResponderExcluir
  88. Olá! Posso ajudar sim, ele vai se recuperar, Deus é fiel. Nos primeiros dias ele vai se sentir incomodado mesmo, pq eu fiquei por muito tempo sem sair de casa, mas não foi por causa da colostomia e sim da minha perna, eu não podia andar e tal... Enfim, ele pode sair sim e a bolsa que eu usava é essa da foto (não me lembro o nome, mas no google vc acha) quando eu entrava na piscina eu colocava ao redor esparadrapo ou microporio para a bolsa não abrir na piscina, tbm não passava o dia, só umas duas horas. Não usei cinto e pra falar a verdade nunca ouvir falar, essa bolsa que usei dura uns três dias, é muito boa, limpa ela e continua usando, quando o adesivo começa a soltar já pode trocar e tem tbm as de uso diário, caso ele queira trocar todo dia. O ruim de sair ( no meu caso) a bolsa enchia rápido, quando é casa de parente dá pra limpá-lá, mas em lugares públicos, é complicado, eu evitava. Mas diz a ele pra não deixar de sair não, tentar viver normal, é chato, mas depois se acostuma. Ótima recuperação pra ele e qualquer coisa me fala. Beijo!

    ResponderExcluir
  89. Olá, Amanda! Que linda história. Muito bom ficar sabendo que deu tudo certo com você.
    Então, meu pai também usa uma bolsa de colostomia, ele usa porque você diagnosticado com um tumor no intestino. Quando descobrimos foi um susto muito grande, pois achávamos que não ele não conseguiria passar por tudo. Hoje depois de nove, ele já terminou todas sessões de quimioterapia, está super saudável e tá a pouco tempo de fazer reversão do intestino. Ele está bem e não tem mais nenhum célula canceriana no corpo!
    Hoje, recebemos uma ligação do Hospital de Ipanema, hospital esse que é especializado em fazer o exame de colonoscopia e eles explicaram o preparo que ele precisa fazer. Confesso, que fiquei um tanto nervosa com a lavagem que ele precisa fazer. Também nem sei como explicar todo o procedimentos para ele, porque sei que ele vai ficar mega nervoso. Mas, vou tentar colocar na cabecinha dele, que ele precisa passar por isso pra lá na frente e ele fazer a reversão.

    Vim aqui procurar um pouco sobre pessoas que se submeteram a reversão e tiveram sucesso.

    ResponderExcluir
  90. Olá Milleny! Fico muito feliz que o seu pai se recuperou bem e está livre dessa doença, só falta a reversão. Olha, eu fiquei um pouco enjoada por ter que tomar quase 1L de um remédio que misturei com suco para poder fazer a limpeza intestinal, mas foi bem, o pior é o exame mesmo, a colonoscopia, fiz dois e infelizmente fiquei acordada em um por causa de um médico horroroso que me viu sofrendo e não me deu remédio a mais para eu voltar a dormir, acordei na metade do procedimento e senti muita dor. Mas diz a ele que pelo que ele já passou esse exame não é nada, ele vai dormir e não vai sentir nada. Diz a ele que o acho guerreiro e que Deus o abençoe. Vai dar tudo certo na cirurgia. Beijo.

    ResponderExcluir
  91. gostaria de saber quanto ficaria se fosse em dinheiro ? vc sabe informa?

    ResponderExcluir
  92. Desculpe Rose, mas não tenho a menor idéia de quanto essa cirurgia custa pagando em dinheiro.

    ResponderExcluir
  93. Olá, quero compartilhar contigo a experiência hedionda que é passar por médicos estúpidos, desumanos e imbecis que pensam que são deuses. Meu pai fez colostomia e até agora não sei como foi nem como ficou, os médicos n dão o cel, logo meu pai com 85 anos, fraco e com anemia, tem que passar pelo Pronto Socorro. É muito humilhante. Os médicos são do Cruz Azul e não estão nem aí com o paciente. É a máfia de matar velhinhos. Eles são choldras. Obrigada por contar sua história e colocar fotos.

    ResponderExcluir
  94. Ele continua defecando pelo anus e da equipe de três médicos, um careca, um japonês e um chefe, ninguém diz o que é normal ou não e quando você fica nervosa, eles gritam calma, você precisa se equilibrar, calma. É isso. Apenas um desabafo. E não sei se isso é normal. Fico pesquisando na internet e achei seu blog, tenho que aprender, porque os médicos não explicam. Bjs

    ResponderExcluir
  95. Nossa Vania que horrível!! Infelizmente existem médicos assim mesmo, desumanos, muito triste. Eu espero que meu blog tenha te ajudado, estou torcendo pela recuperação do seu pai. Fé em Deus que tudo vai dar certo. Bjos.

    ResponderExcluir
  96. Amanda muito bom ver sua história, estou prestes a fazer minha reversão, estou há seis meses cm a colostomia após um histórico de endometriose, tive uma cirurgia difícil e quase fui embora, mas Deus sempre tem um propósito nas nossas vidas. Graças a Deus tenho sido bem acompanhada pelo meu médico, ele é bem paciente e calmo e isso me passa segurança apesar de estar bem nervosa com tudo que tenho passado. A adaptação da bolsa foi bem difícil e até hj tenho alguna problemas, mas em ver sua história me enche de esperança. Gostaria de saber cm ficou sua vida após a cirurgia, voltou td ao normal?

    ResponderExcluir
  97. Olá! Que bom que vc está bem e tem um médico ótimo que dá força, torcendo pela sua recuperação, vai dar tudo certo na cirurgia de reversão. Depois da minha reversão voltei ao normal sim, não retornei ao médico até hj para reclamar de nada. Vai ser assim com vc tem. Fica com Deus. Beijo!

    ResponderExcluir
  98. Olá amanda a minha mãe fez a colostomia na terça feira e está com muita dor e teve câimbra é normal essas dores e a câimbra?

    ResponderExcluir
  99. Oi Márcia! Dor é normal sim, principalmente se tiver com pontos. Já câimbra eu não sei te informar, pq não tive. Ótima recuperação pra ela. Fiquem com Deus. Bio.

    ResponderExcluir
  100. Boa noite! Meu pai fez a reversão em 2010, porém essa semana ele começou a defecar fezes com sangue, vc sabe se tem haver com a cirurgia q foi feita a 6 anos atrás? O pior q meu pai está sem emprego e perdeu o plano de saúde e soh pode fazer os exames pelo SUS, e foi marcado soh para dezembro.

    ResponderExcluir
  101. Olá! Olha, eu não sei te informar se tem alguma coisa a ver com a cirurgia ou não, pq não aconteceu isso comigo. Mas se sai sangue toda vez que ele defeca problema tem, infelizmente. Não tem outro hospital que possa ir antes não? Pq dezembro? Poxa muito longe ainda. Torcendo para dar tudo certo. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  102. Olá Amanda! Estou colostomizada há 5 meses e no começo do próximo mês vou fazer uma consulta para saber qnd vai ser retirada a bolsa. A minha se deu após o parto, meu intestino torceu, havendo a necessidade de fazer uma laparatomia exploradora. Em fim, estou com muito medo de fazer a reversão, qro muito faze-la, mas estou com bastante medo.

    ResponderExcluir
  103. Oi Mairla! Nossa! Não sabia que isso podia acontecer depois do parto. Não fica com medo não, pensa que está próximo o dia que vc vai ficar livre dessa bolsinha na barriga. Torcendo por vc, fé em Deus, vai dar tudo certo. Beijo.

    ResponderExcluir
  104. Oi amanda tenho a bolsa a um mês queria saber se é normal tipo eu n consigo me erguer para cima parece que o corte da cirurgia da minha barriga n deixa daí fico curvado meio corcunda queria saber se é normal bjs

    ResponderExcluir
  105. Olá Lucas! Eu fiquei meio curvada durante uns 15 dias, a primeira semana foi horrível, doía um pouco, parecia que a barriga ia abrir, kkkk. Mas é bom vc começar a se esticar, acho que em 1 mês eu já estava normal e sem pontos. Tenta devagar a se erguer que aos poucos consegue. Boa sorte e ótima recuperação. Beijo!

    ResponderExcluir
  106. Oi amanda e doce vc poderia comer

    ResponderExcluir
  107. Olá! Eu comia de tudo só que em pouca quantidade. Incluíndo doce, rsrsrs. Mas estou preocupada contigo, tenta ir se levantando aos poucos, curvado é que tu não pode ficar. Me manda notícias da tua recuperação. Beijo.

    ResponderExcluir
  108. Oi Amanda. Fiz a cirurgia de reversão da colostomia no começo desse mês, já estou em casa e passo bem, mas alguns pontos abriram e tem que esperar cicatrizar sozinho com ajuda de uma pomada. Mas graças à Deus tudo correu bem e não sinto nada.

    ResponderExcluir
  109. Olá Mairla! Que Bom que deu tudo certo. Os meu também abriram, mas no meu caso foi o enfermeiro que tirou os pontos não cicatrizados ainda, então tive que usar a pomada Colagenase, demorou um pouco, mas cicatrizou totalmente. Ótima recuperação pra vc. Fica com Deus. Beijo!

    ResponderExcluir
  110. Amanda, meu pai esta passou por essa cirurgia devido a um cancer no intestino. Ele fez a primeira cirurgia pra fazer a remocao e juntar o intestino novamente, mas nao deu certo depois 6 dias deu infeccao e tiveram que fazer outra cirurgia pra fazer a colostomia. Esta saindo muito liquido tipo sangue velho nas aberturas entre os pontos, isso eh normal? Nesses tipos de cirurgia nao necessario colocar um dreno para essa secrecao sair? Ele sente muitos gases no estomago e dores tipo empaixamento eh normal? Estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  111. Olá Tatiane! Eu usei o dreno por um dia e e mesmo quando foi retirado não saiu muito sangue entre os pontos. Se não parar de sangrar é melhor ir ao médico pq pode ser alguma coisa por dentro. Gases e empaixamento é normal principalmente depois de comer. Só o sangue que é preocupante. Fiquem com Deus. Beijo!

    ResponderExcluir
  112. Olá Amanda, meu bb nasceu com uma má formação no intestino e teve q fazer colostomia com apenas 3 dias de vida, ficou durante 3 meses com colostomia, agora a um mês atrás fez o rebaixamento do cólon, mais teve complicações, e o corte que também é bastante grande na barriguinha rompeu por 3 vezes, foi colocado tela para segurar,agora estamos em casa já, mais começou abrir a pele por fora novamente, vou levar ele ao médico amanha e cou comentar dessa pomada, pra ver se ele receita alguma coisa parecida, esta difícil a cicatrização.. 😥

    ResponderExcluir
  113. Olá Jaqueline! Poxa... Que sofrimento para o seu bebê e tão pequenininho. É bom perguntar dessa pomada, é muito boa, ela ajuda a puxar a carne mais rápido, só não sei se ela pode ser usada em bebês. Torcendo para que sim e seu bebê vai ficar super bem. Fiquem com Deus! Orando por vcs. Beijos!

    ResponderExcluir
  114. Olá Amanda estava lendo sua historia.
    Minha mãe tem 71 anos e usa colostomia a 8 anos, foi tirado um tumor no reto, causado por Ameba.
    Com 8 mês depois da cirurgia tentou a construção do reto, sem sucesso, a segunda cirurgia foi feita por outra equipe médica e falou que o local estava muito curto, pq na primeira cirurgia os médicos retiraram de mais do reto pq pesava que era câncer. Pq ela foi p cirurgia de emergência não consegui fazer a biópsia ante pra ver o que era. Só depois que descobriu que não era câncer, apesar de tudo foi um milagre na nossas vidas de não ser essa doença.
    Depois conversamos com o médico que fez a primeira cirurgia ele falou que se ela quisesse ele conseguiria fazer a construção, mais ela tem medo não quer tentar de novo.
    Sobre a colostomia ela vivi bem só que reclamar muito de um incômodo no reto que as vezes fica mal de dor de não conseguir anda será que isso é normal?

    ResponderExcluir
  115. Olá Fabiana! O caso da sua mãe é diferente do meu, as circunstâncias das duas usarem colostomia foram diferentes. Eu não tive problemas no reto e se ela está sentindo essa dores é melhor ela consultar o médico dela, eu não tive essas dores, não acho que seja normal. Infelizmente não posso te ajudar. Só o medico mesmo. Estou orando por vcs. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  116. Meu nome é Michelle,tenho 26 anos,sou professora de Muay thai e Karatê e eu lutava MMA lutava pq nao posso mais lutar por enquanto. Ha 2 anos descobri que eu tinha retucolite ulcerativa grave e o tempo foi passando e eu nao consegui o medicamento pelo governo e foi ficando mais grave e foi quando o medico disse que ei teria que operar e fazer uma colectomia total com ileostomia terminal. Chorei muito quando ele me falou e comecei a entrar em depresão tive que tomar remedios. Tem 6 meses que operei e ainda nao me acostumei. As vezes fico olhando pra bolsa e choro muito e muito. Estou aguardando para fazer a reverçao e qero mto qi dê certo. Eu faço artes marciais desde os meus 5 anos. E eu amo Lutar e isso tdo ta sendo mto dificil pra mim. Mais creio em Deus qi tudo dara certo.

    ResponderExcluir
  117. Olá Michelle! É muito ruim ficar com a colostomia mesmo, e imagino o que vc está passando agora. Mas não fica assim não, pensa que já ta perto de vc fazer a reversão e vai ficar totalmente curada e vai voltar a sua vida de antes. Eu não me deixei abater por causa da colostomia, pq eu sabia que ia reverter, mas eu não sei como eu ia ficar se tivesse que usar pra sempre. Já vi documentários de pessoas que usam a colostomia eque vão ficar pra sempre e seguem a vida normal, mas eu não sei como ficaria se fosse comigo. Mas fica tranquila que vai dar tudo certo. Me fala depois como foi sua cirurgia e recuperação. Orando por ti. Fica com Deus. Beijos!

    ResponderExcluir
  118. Bom dia Amanda,meu nome é Sandra,amei sua história.
    Minha mãe usa bolsa de colostomia e faz quase duas semanas que sai fezes pelo ânus,fezes líquida.
    Então quer dizer que isso é Bom?

    ResponderExcluir
  119. Olá Sandra! Olha, quando começou a sair fezes pelo meu ânus e eu usava colostomia, o médico disse que não é preocupante, mas no meu caso ele disse que já estava na hora de reverter. Agora no meu caso só saiu uma vez, não duas semanas como na sua mãe. É bom ir ao médico por via das dúvidas. Fiquem com Deus! Beijo.

    ResponderExcluir
  120. Oi Amanda, hj completa um mês que estou colostomizado,estou com duas bolsas em consequencia de um tiro em um assalto. o medico disse que dentro de 3 meses já posso fazer a reconstrução intestinal já que perdi um pedaço do intestino. tenho 38 anos. sinto muita queimação e dores maçantes na barriga, vc tbm sentia queimações na sua colostomia? ah! pode passar seu perfil do face ?

    ResponderExcluir
  121. Olá! Nossa! Usando duas bolsas, que susto vc passou, hein? Eu não sentia nem dores ou queimação na barriga e nem na colostomia. Acho que vc sente isso pq perdeu pedaço do intestino e eu não. O link do meu facebook está aqui ao lado, pode add, mas deixa uma msg pra eu saber que é vc. Lá conversaremos mais. Até!

    ResponderExcluir
  122. minha querida, que o senhor possa derramar maravilhas de benção na sua vida,que o espírito santo de Deus esteja sobre você,vc foi uma das escolhidas para passar por esse problema que afeta muitas mulheres no Mendo todo,e Deus com sua misericórdia lê presentiou com a vitoria.

    ResponderExcluir
  123. Olá! Amém! ELE me deu muitas bênçãos e essa vitoria que foi vencer meu acidente, passei por muitas provas e graças a Deus continuo vencendo todas, é necessário muita força, fé e paciência. E fico muito feliz de ter tido a ideia de criar esse blog e compartilhar minha história e ajudar outras pessoas. Muito obrigada pelas suas palavras. Fica com Deus. Beijos!

    ResponderExcluir
  124. Boa noite Amanda,Deus abençoe você sempre!Olha eu tive colostomia devido a uma endometriose profunda desde 10 de Abril de 2015 e em 12 de Abril de 2016 eu fiz o fechamento.Hoje está com 8 meses e desde outubro quando eu vou evacuar sai 2 linhas dos pontos internos e sinto que elas estão costuradas no intestino pois dói quando tentei puxar,depois elas voltam para o reto novamente,será que isso é normal 8 meses depois da cirurgia?Com vc foi tudo normal depois?Desde já agradeço sua resposta abraços

    ResponderExcluir
  125. Boa noite Elizangela! Amém! Deus te abençoe tbm. Olha... O seu corpo está expulsando os pontos internos, é normal. Qualquer dia ele vai sair sozinho, não precisa puxar. Eu não tive pontos internos saindo do reto, mas fiz outras cirurgias e ficaram pontos internos como na minha perna, que com o tempo saiu sozinho. Eu sei que dá agonia, eu tbm puxava, mas não saia e deixei pra lá ate que saiu. Beijo!

    ResponderExcluir
  126. Boa tarde, Amanda. Tenho 24 anos e estou colostomizado a menos de um mes devido a um cancer no reto.
    Estou tendo dificuldades para dormir. Sinto receio de ficar de lado. Do lado da bolsa de acabar "esmagando" o colon, e do outro lado por ele ficar contra o lado de eu dormir... acabo tentando de barriga pra cima, mas ja doi as costas. Tem algum conselho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive um câncer de intestino e faz 3 meses que estou com a ileostomia. No começo dói mesmo. Mas pode dormir de lado sem medo. Coloque travesseiros para dar sustentação. Hj, depois de 3 meses, eu durmo de lado tranquilamente.
      Boa sorte

      Excluir
  127. Olá Alex! Poxa... Mas vai poder fazer a cirurgia de reversão?
    Olha... É assim mesmo. Eu passei 3 anos dormindo nesta posição de barriga pra cima, à tarde eu ficava um tempinho de lado pra aliviar a bunda e a costa, mas com muito medo de machucar o cólon. Infelizmente fiquei na mesma situação que vc e não tenho nenhuma solução. O jeito é ter paciência mesmo. Melhoras. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estou com o tumor. Vou fazer quimioterapia e radioterapia para diminuir o tumor e eu poder retirá-lo. O médico disse que o tumor tem que diminuir no mínimo dois centímetros na radio e quimio para poderem retirá-lo sem ter de retirar todo o reto. Se diminuir, o que acontece na maioria dos casos, eu vou poder fazer a reversão no fim do tratamento. Mas, um passo de cada vez. Quero muito mr curar, a bolsa, até então nao é um grande problema. Mas vou sair dessa melhor que entrei. Beijo

      Excluir
    2. Entendi... Realmente a bolsa é o mínimo pra se preocupar. Torcendo pela sua recuperação. Fé em Deus! Beijo.

      Excluir
  128. Ola Amanda, Tenho 31 anos usei a bolsa de colostomia durante 3 meses
    dvido um acidente de carro, perdi um pedaço do intestino .
    Tem um mês de minha reversão, tbem não precisei abrir a barriga, e hoje defeco normal e as vezes sinto cólicas mas são fracas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que ótimo que já reverteu e que passou pouco tempo. As cólicas são normais, já faz mais de 3 anos que reverti a minha e sinto até hoje. Que maravilha! Muito feliz por vc. Obrigada por compartilhar sua história. Fica com Deus. Beijo!

      Excluir
  129. Olá Amanda! Que Deus continue te abençoando sempre, exemplo de vida e superação! Mas enfim, tbm estou com a colestomia a 1 mês e pouco, queria saber se no início, quando usou, passou mal, mal star, tonturas, enjoo, falta de ar. As vezes sensações de comer e de muito Dpois de ter comido, a comida parecer que está na garganta, trazendo uma falta de ar! Vc ficou assim? E se Sim, por Quanto tempo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geandson! Desculpa a demora pra responder.
      Não tive nenhum desses sintomas. Estranho vc estar sentindo isso. Pq vc está usando a colostomia? E já melhorou desses sintomas? Fica com Deus. Beijo!

      Excluir
  130. Olá Amanda! Fiz três cirurgias num intervalo de 12 dias. Fiquei 27 dias hospitalizado sendo 17 dias de UTi !! A 1ª cirurgia foi no dia 26/09 ! Graças a Deus agora estou 100% e dia 02/03 vou retirar a bolsa. A sua história me encorajou na verdade estava preocupado. Vou agora pra cirurgia tranquilo para ficar livre desse incomodo porém necessário! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Antonio! O que houve com vc? Pq tantas cirurgias? Graças a Deus que já vai reverter, estou muito feliz. Fica com Deus! Beijo!

      Excluir
  131. O la querida.... meu nome é Daiane á um mês passei por um processo semelhante ao seu só que um pouco mais intenso.....meu cólon foi retirado todo e parte do reto também.... ainda estou em fase de recuperação é um pouco assustador pois perdi 10 kg.... estou apavorada espero que minha recuperação seja tão boa quanto a sua bjs



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane! Menina que coisa! Mas me diz: Vai reverter a colostomia ou não? Já que vc disse que foi retirado todo o cólon e parte do reto tbm. Vc sente dor? Por isso não come direito? Eu tenho um vizinho que usa colostomia tbm e não vai reverter e ele emagreceu mt pq sente dores quando come. Fica com Deus! O fato de vc está viva e melhorando já diz que vc venceu esta batalha. Ótima recuperação. Beijo!

      Excluir
  132. Tb tô usando uma colostomia coloquei após aparecer uma usera de presao a 3 meses atrás o médico já me deu alta agora ele me pediu para faser os exames para tirar a colostomi estou preocupado mas vendo alguns comentários acho q não vou ter complicação ou pelomenos espero assim q eu fizer a cirurgia de reversão falo a todos como foi acredito eu q até o final de julho já tenho operado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio! Que bom que já vai fazer a reversão. Muito feliz por vc. Não fica preocupado, já deu tudo certo. Depois deixa um comentário aqui dizendo como foi tudo, ta? Fica com Deus. Beijo!

      Excluir
  133. Oi amanda meu nome e kelly
    Faz 2 meses que estou usando bolsa de ileostomia. A medica me disse que e temporaria. Vc me ajudou muito, eu lendo seus depoimentos. As vezes eu fico muito depressiva por causa da bolsa. Nao quero sair de casa. Nao vejo a hora de reverter. Sera o momento mais feliz da minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly! É difícil mesmo sair com a bolsa, eu ficava chateada tbm, mas não fica desanimada, seu dia vai chegar. Tenha fé. Fico feliz que o meu depoimento e os das outras pessoas te ajudou. Fica com Deus. Beijo.

      Excluir
  134. Oi Amanda!fez um ano q passei por um procedimento por conta de uma diverticulite perfurada com peritonite,,,foi muito difícil o uso da bolsa, usei por 6 meses e graças a Deus fiz a reversão em maio desse ano ,estou bem e desejo a todos ostomisados coragem até realizarem a reversão e para aqueles q n podem reverter q agradeçam pq a bolsa ajuda e muito a salvar vidas um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria! Graças a Deus que você reverteu e está bem. Agradeço pelo seu comentário e por deixar palavras de apoio para todos os ostomisados. Fica com Deus. Beijo.

      Excluir
  135. Olá Amanda, meu pai também teve q usar a bolsinha, por conta de um câncer no reto, usou por seis meses e depois fez a reversão, eu que fazia a troca da bolsinha e limpava, ele começou a comer comida leve e depois a pastosa, após a reversão a barriga dele começou a inchar, sentir enjoo e chegou a vomitar, depois de alguns dias os médicos resolveram colocar um dreno pelo nariz para fazer uma drenagem. depois dessa drenagem ele começou a se sentir melhor. Quem esta passando por isso tem que ter muita fé e pedir a Deus força. Hoje ele esta bem, e sou grata a Deus por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra. Usar colostomia é assim mesmo. Infelizmente. Graças a Deus não tive muitas complicações. No caso do seu pai foi bem mais complicado, mas graças a Deus hoje ele está bem. Fico muito feliz. Um guerreiro. Fiquem com Deus. Beijos.

      Excluir
  136. Oi querida, primeiramente queria te agradecer por dividir conosco sua história, meu pai esta com colostomia, temporaria, a dele foi por causa de uma obstrução intestinal, so que ele estava sentindo vontade de ir ao banheiro, e ja defecou pelo reto umas 4 vezes, e so faz 2 meses de cirurgia, so que ele nao pode reverter a colostomia agora, por que depois da cirurgia ele teve imbolia pulmonar, esta tomando uma medicação forte, que vai durar 6 meses.queria saber se vc poderia me ajudar, por que a colostomia esta perfeita, toda no lugar, saindo fezes e gases tbm, e msm assim ele defeca pelo reto, nao temos plano de saúde, pra tdo dependemos do SUS, e ele so tem consulta em dezembro agora. Sera que é normal? Vai fazer algum mal? Obrigada. Um beijo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É um prazer dividir minha história com vcs. Simplesmente eu só quero ajudar aos que estão passando pelo mesmo que passei. Bem, o caso dele é muito diferente do meu, porém eu as vezes sentia vontade de defecar pelo reto e nada saia, então em um dia eu fiz e ainda não tinha feito a reversão. Fui ao médico para saber se tinha algum problema e ele me disse que não, que isso era pq a passagem do intestino ficava muito cheia e as vezes é normal as fezes saírem pelo lado do intestino que vai para o reto. Isso pode ser o que está acontecendo com ele tbm. Mas não sigam o que falei, eu sempre recomendo consultar um médico pq cada caso é um caso. Espero ter ajudado. Deus os abençoe e dê muita saúde a ele. Ele vai melhorar. Beijos.

      Excluir
  137. vou fazer uma cirurgia para reconstrução de trasito intestina e me livra da bolça de colostomia. Estou muito confiante em Deus que vai dar tudo certo para honra e gloria do Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito feliz que vc vai se livrar da bolsa e reverter o intestino. Vai dar certo sim. Orando por você. Beijos!

      Excluir
  138. Boa noite Amanda, achei seu blog por acaso na internet e confesso que gostaria de ter achado antes... A sete meses tive uma laceração no reto na hora do parto e precisei usar uma bolsa de colostomia. Apesar do médico não querer reverter, com mta insistência, e assumindo o risco da incontinência retal, consegui me livrar da bolsa há 5 dias. Estou bem, sem dores, e mto aliviada, pois no 3 dia após a cirurgia, consegui evacuar. Gostaria de conversar com vc para saber mais sobre o pós operatório, claro, se vc puder. Vou deixar meu e-mail e se vc puder me mande mensagem. lusenerino@gmail.com Vc é uma benção na vida das pessoas. Obrigada por este blog. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lúcia! Caramba! Mandei um e-mail pra vc. Aguardo resposta.

      Excluir
  139. Oie Amanda uma dúvida. Minha mãe fez a cirurgia de colostomia teve que tirar um tumor. Ela sente muitas dores nos pontos quando vai levantar, sentar ou se mexer quando está dormindo é normal essas dores? Demora muito pra recuperação? E outra pergunta kkkkk para fazer a reversão eles fazem o corte na mesma região que fizeram o primeiro corte? Estou morrendo de dó da minha mãe sofrer de novo com esses pontos. Obrigada, que Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanna. Mil perdões pela demora ao responder. Pelo tempo que foi sua pergunta (Julho), imagino que agora sua mãe esteja bem melhor. Mesmo assim vou responder mediante minhas experiências. Vamos lá. Dor é normal após qualquer cirurgia, sim eu sentia dores quando me sentava, me deita ou tinha que me levantar para ir ao banheiro. Não sentia dor nos pontos e sim no abdômen. Fiquei com os pontos umas semanas e em um mês já estava melhor, fazia as coisas devagar, mas as dores não tinha mais. No meu caso foi sim, na reversão fizeram o corte na mesma região, infelizmente. Como está sua mãe agora? Amém. Abençoe a todos nós. Beijo.

      Excluir