4 de abril de 2013

CIRURGIA DO FÊMUR

Depois de recuperada da cirurgia, não sei, mais ou menos dois meses depois, fui conversar com Dr. Luís novamente. Ele me disse que pela demora da consolidação do fêmur a melhor opção seria colocar uma placa de titânio, porque o osso do fêmur é muito difícil de cicatrizar, e no meu caso, era necessário. Só assim eu poderia voltar a andar.

A tíbia estava consolidando bem, era só voltar a andar que ela ficaria calcificada logo. Na minha conversa com o médico, ele me propôs o seguinte: colocar a placa no fêmur, retirar cartilagem do meu quadril do lado direito e misturar com o enxerto sintético para não dar rejeição.

Eu aceitei, não tinha nada a perder. Eu queria andar.

Fiz os exames que sempre são exigidos e esperei a liberação do plano de saúde para poder fazer a cirurgia, só com isso é que o médico iria marcar o dia. Acho que esperei mais de dois meses, só não me lembro o mês exato em que aconteceu a cirurgia. Só me lembro que foi em 2011 que a nona aconteceu.


            Bom, esse "pequeno" corte foi necessário para colocar a placa no fêmur, teve mais de vinte pontos.



            Essa foto é o lado direito da minha bacia, onde foi retirada cartilagem para misturar com o enxerto sintético.



            Passei três dias no hospital, quando fui para casa minha perna estava inchada, como sempre. Esse curativo no pé era só pra proteger o calcanhar para não necrosar de novo.



            Após uma semana do dia da cirurgia, fui para uma nova consulta para retirar os pontos e tirar um raio X do fêmur pra ver como ficou a placa, se ficou alinhada. Minha reação foi de espanto, igual de quando eu vi o raio X da bacia, eu nunca iria imaginar que eu ia ter esses trecos no meu corpo. Apesar do tamanho, essa placa não incomoda quase nada, é muito difícil doer, mas quando dói é pra valer.

 De frente.                           De lado.

4 comentários:

  1. Amanda, como foi a sua recuperação?
    Esta andando normalmente?
    Sofri um acidente há 7 meses, quebrei o fêmur, tíbia, fíbula, tornozelo e fraturei a patela.

    A fratura da tíbia não está calcificando e por conta disso vou fazer um enxerto, vou tirar da bacia p colocar na tíbia.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Minha recuperação foi ótima, os pontos cicatrizaram direitinho, fiquei usando uma tala na perna inteira. Sofri com dores, mas depois de 45 dias comecei a pisar devagar. Eu fiz enxerto nessa cirurgia tbm, só que foi no fêmur. A recuperação é lenta, tem que ter paciência. Torcendo pela sua recuperação. Fica com Deus. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Amanda,tu faz academia ou algum tipo de exercício normalmente?

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não faço academia, pois não tenho disposição, kkkkk. Eu pensei sobre isso já, mas não gosto mesmo. Faço fisioterapia só. Abraços!

    ResponderExcluir