25 de dezembro de 2013

FIXADOR ILIZAROV + ARTRODESE NO TORNOZELO

Olá a todos!

Minha décima terceira cirurgia foi marcada para o dia 21/12/2013, às 8hs da manhã. O procedimento durou umas três horas e a anestesia foi a raqui - como foi a maioria das cirurgias -. Fiquei na sala de recuperação até o efeito da anestesia passar e depois me levaram para meu quarto, onde minha mãe me aguardava.

            Nesta foto estava esperando o maqueiro vim me buscar.




            Essa foto foi quando cheguei ao quarto. 




Estava muito sonolenta ainda e dormi a tarde toda. À noite, já estava melhor, jantei, mas fiquei enjoada e vomitei, mas isso já é normal para mim depois de fazer uma cirurgia. Quando finalmente estava me sentindo melhor, queria ver como estava minha perna, mas não consegui ver, porque estava enfaixada. Estava sentindo um pouco de dor, mas não tão forte.



No outro dia, já estava bem melhor, sem dores e já conseguia sentar. O assistente do médico - este também me operou - me visitou e disse que minha aparência estava muito boa e que com a cirurgia no tornozelo, meu pé ficou na posição de 90 graus. Perguntei a ele se eu ia fazer alongamento com esse fixador, e ele me disse que pelo que entendeu que o Dr. Guilherme falou, é que eu iria passar uns 3 meses com esse fixador e depois iria colocar outro para alongar. Segundo Dr. Guilherme, o outro fixador - que não sei qual é - é melhor para alongar do que o Ilizarov.

Essa cirurgia foi para alinhar o osso e fazer a artrodese no tornozelo. Depois que ele foi embora, eu fiquei pensando que no dia da minha consulta com Dr. Guilherme, ele disse que ia fazer tudo de uma vez com esse Ilizarov e agora vem esse médico falando isso. Enfim, depois iria conversar com ele direitinho.



        Teve algum "artista" no bloco cirúrgico que aproveitou que eu estava anestesiada e fez esse bonequinho no meu joelho. hahaha



O médico disse que eu já poderia começar a pisar, mas não fiz. Fiquei sentada no sofá a maior parte do dia e só me levantava para ir ao banheiro. O médico me disse antes da cirurgia que os ferros iriam ser leves para eu poder andar melhor, e realmente, achei ele leve mesmo. Mexo minha perna para todo lado e não sinto dificuldade em relação ao peso.

A enfermeira veio fazer o curativo e não senti nenhuma dor enquanto ela limpava tudo. Minha mãe não estava me deixando pisar ainda, por causa dos vários pontos, principalmente os que estavam nos dedos.








Dois dias depois tive alta.

O médico retirou o dreno e fui para casa, graças a Deus, e o mais importante, sem dores. No dia 02/01/2014 iria voltar ao médico para retirar os pontos e tirar raio-X, aí vou saber mais alguma coisa sobre essa cirurgia.

Obrigada a todos que rezaram por mim para que minha cirurgia desse certo e desejo um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos vocês. (: 


20 comentários:

  1. Oi Amanda, você tá ótima e isso é importante. Tá bonita sua cirurgia. Parece pela foto que tá boa a cicratrização! Feliz Ano Novo! E fé. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Rossana, obg. Ta ótima a cicatrização. Feliz Ano Novo. Beijo! (:

    ResponderExcluir
  3. estou muito feliz em ve como vc estar se recuperando e que graças a Deus estra dando tudo certo continuo torcendo por vc bjus e feliz ano novo pra vc e sua familia

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Gisele. Feliz Ano Novo para vc e sua família. Beijo! (:

    ResponderExcluir
  5. Oii Amanda, me chamo Lidiane, tenho 23 anos e estou usando esse fixador aí. Minha médica disse que é um dos melhores que tem, super estável e leve também (é o fixador da Orthofix Truelok, lançado em 2010 em Dallas nos EUA.. o Ilizarov é da década de 50, bem antigo...). O meu caso é um pouco complicado de explicar, além de alongar a minha tíbia também está fazendo algo com a cabeça da tíbia para que a minha patela não 'escorregue' mais. Não sinto NENHUMA dor, é impressionante, é super estável e faço fisio normal com ele, dobrando a perna, alongando, etc. Muito legal o teu blog contando o andamento da tua cirurgia. Eu tenho postado o andamento da minha pelo facebook, mas só para amigos chegados e parentes, até para os demais não ficarem horrorizados com tanto ferro fincado na perna rsrsrs...
    Desejo uma ótima recuperação pra ti!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lidiane, prazer em conhecer você. Eu tbm irei usar esse fixador, porque o médico disse que ele é melhor que o iliza pra fazer alongamento. Fico feliz que você não sinta nenhuma dor, porque é muito ruim, espero que eu tbm não sinta quando for usá-lo. Até hoje eu não sinto nenhuma dor na tíbia com esse fixador, graças a Deus, mas a dor só aparece no fêmur onde tenho a placa. Eu já sou o contrário de você, não posto nada no facebook, essas fotos só tem aqui. Pensei muito antes de fazer esse blog, mas agora não me arrependo, porque conheci pessoas feito você que passaram/passam por casos parecidos com o meu. Ótima recuperação para você. Fica com Deus. Beijo! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é fiel.eu tbm sofrir um acidente de moto hj tem 23 dias tou usando fixador. Meu tornozelo doi muito só vou tirar o fixador dia 7 de março. Deus te abençoe linda

      Excluir
    2. Olá Stella! Está recente ainda, por isso as dores. É normal, paciencia e fé que já deu tudo certo. Fica com Deus! Beijo.

      Excluir
  7. Oi Amanda, como você tá? E a consulta deu tudo certo? Escreve as novidades. Abraços �� Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Em março de 2012 eu fiz uma cirurgia de artrodese lombar, que não deu certo porque um dos parafusos da minha coluna se quebrou, entre 4 a 10 meses de cirurgia. Causando muita dor e sofrimento, e eu não sabia nada disso porque o médico que me operou não viu em exame o parafuso quebrado. O médico que me operou me dava laudos que dizia “que eu relatava ainda dor, porém exame realizado dizia que o parafuso estar bem posicionados e de maneira correta” e não era nada disso já estava quebrado. Só depois de 15 meses já com outro médico que eu fui descobrir isso. À Intermédica plano de saúde me causou dor e sofrimento em me fornecer próteses do Paraguai que se quebrou no pôs cirúrgico, e o medico da Intermédica prorrogou essa dor e sofrimento ao não ver em exame que o parafuso se quebrou. para ver as imagem visite o blogcuspifora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amanda como você se sente hoje em dia depois da artrodese? O que consegue fazer,caminhar,ficar em pé etc?

    ResponderExcluir
  10. Olá! Me sinto bem. Tenho dores às vezes, mas é quando o tempo está frio ou chovendo (mas não é sempre que dói), meu tornozelo incha tbm quando forço mesmo e ando mais do que eu ando normalmente. Eu caminho mas mancando por conta do tornozelo não mexer e fico em pé normal, o ruim mesmo é andar, mas tento meu melhor. Comecei a fisio e então forçou um pouco e meu pé e tornozelo incharam pra caramba, passei mais de 10 dias com ele inchadão, mas agora está desinchando e continuo pisando. Espero te ajudado. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda bom dia tudo bem?
    Vou passar em breve por esse procedimento cirúrgico e tenho alguma duvida exemplo:
    Você dirige? tem dificuldades?
    A sua panturrilha ficou com menos massa muscular ou ficou normal?
    devido a artrodese, você sentiu que afetou outra parte do seu corpo como coluna e joelho?
    Você poderá fazer esporte de atrito como correr ou jogar vôlei?
    estou muito nervoso... me conte tudo....rsssss

    Jean Lesko

    ResponderExcluir
  12. Olá, boa tarde! Estou bem. E vc? Pq vc vai fazer a artrodese? O que houve com seu tornozelo?
    Respondendo as suas perguntas:
    1 Não dirijo, não dirigia antes do acidente e depois não quis aprender, fiquei com medo. Kkkk
    2 Minha panturrilha sofreu muito por causa dos fixadores que usei, então a musculatura ficou comprometida, mas não mudou nada depois da artrodese, ficou do mesmo jeito.
    3 Não achei que afetou nem a coluna e nem o joelho.
    4 Olha, o tornozelo fica duro, não mexe mais. No meu caso preciso de fisioterapia para fortificar a perna e fazer esporte como correr ou jogar vôlei não é minha prioridade e sim andar sem muletas. Correr acho que não, mas acho que com esforço possa ser que vc consiga, não sei, fala com o médico, meu caso é diferente do seu (eu acho) não é só o tornozelo/pé que foram afetados, no meu caso foi a bacia e a perna esquerda inteira.
    Espero ter ajudado. Me conta teu caso. Aguardo resposta. Fica com Deus. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, legal achar vcs,assim posso ver as experiências de outras pessoas em relação a artrodese. Tb fiz uma no tornozelo esquerdo a 16 meses e ainda sinro dor. Estou fazendo fisioterapia e hidroterapia todos os dias. A pergunta q me faço sempre é q será q um dia vou ficar sem dores? Já chorei muito por causa desse problema. É uma dificuldade para andar,escolhe e sapatos. Mas ainda mantenho a esperança de ficar bem.

    ResponderExcluir
  14. Olá Dany! Fica a vontade para comentar suas dúvidas e até apoiar outras pessoas que passaram pelo mesmo que nós. Eu sinto uma dorzinha tbm, mas não todos os dias. É ruim de andar mesmo, eu ando mancando ainda e a parte ruim de escolher sapatos (pelo menos pra mim) é por causa do tornozelo inchado. O seu é inchado tbm? Vc vai se recuperar logo e as dores vão passar. Fica com Deus. Beijo.

    ResponderExcluir
  15. olha amanda fiz essa mesma cirugia que vc fiquei um ano e meio com o aparelho na perna e no pe minha perna esta otima mais meu pé sofro demais ate hoje ja faz uns 7 anos meu pe esta mechendo mais um pouquinho agora meu tornozelo doi eu todo dia pela manha ou quando fico parado começo a andar mancando mais dps ando como uma pessoa normal so estou triste com meu tornozelo ate hj nao tive melhoras corro todos os dias pra correr e normal mais sempre dps que paro e fico um pouco parado e aquela vida dps pra dar os primeiros passinhos mais dps vai

    ResponderExcluir
  16. Olá! O meu é um pouco inchado tbm. Ele só incha quando eu ando demais. E dor eu tenho direto tbm, principalmente quando o tempo está frio. A recuperação dessa cirurgia é muito complicada, oelo que vi aqui para todos, infelizmente a dor continua, mas não vamos deixar se abalar, confesso que as vezes fico estressada com essas dores (que tbm tenho na perna) e começo a chorar. Mas paciência. Fica com Deus. Beijo!

    ResponderExcluir