17 de novembro de 2015

QUATRO MESES COM O ILIZAROV

novembro 17, 2015 2 Comments
Olá pessoal! Tudo bem?

Quatro meses usando o ilizarov e estava super bem. Tive ótimas notícias na minha consulta em novembro/2015 com doutor Guilherme. Tirei um novo raio-X da tíbia que estava muito bem. A parte que foi alongada já tinha formado calo ósseo.

Em apenas quatro meses!!!

Melhor notícia.

E por conta disso, o doutor disse que no próximo mês iria retirar o meu fixador. Ele disse que era meu presente de Natal por parte dele. (hahaha)

Estava tão feliz, que comentei com ele a possibilidade de fazer uma nova cirurgia no joelho, eu tinha mencionado antes que não iria mais fazer cirurgia, mas eu queria fazer se fosse para dar algum resultado, então para saber como meu joelho estava, ele passou um último raio-X da tíbia e incluiu também para fazer no joelho, dependendo do resultado, iria saber se faria a cirurgia ou não.

Comecei a andar no mês anterior sem muleta aqui em casa mesmo, quando saio, uso uma porque não tenho total confiança ainda de andar na rua, tenho medo de não ter equilíbrio e cair. Acho que foi isso que ajudou no crescimento do calo ósseo. Ainda andava estranho, mancando e às vezes sentia dores no tornozelo e até em alguns ferrinhos, sentia uma ardência horrorosa.

Fiquem com Deus. Beijo! (:




18 de outubro de 2015

TRÊS MESES COM O ILIZAROV

outubro 18, 2015 0 Comments
Olá pessoal! Tudo bem?

Quarta-feira (14/10/15) tive uma nova consulta com Dr. Guilherme, tirei raio-X, mas não vi como estava, só o doutor, porque vai direto para o computador dele e eu estava na sala de curativos aguardado o que ele ia dizer. 

Vamos por partes: 

Recebi o resultado da Escanometria e deu que minha perna alongou um pouquinho mais do que devia. Minha perna esquerda estava maior que a direta 0,7cm, na minha consulta, mostrei ao médico e ele disse que a diferença é pouca e que não iria me prejudicar. Ele reverteu um pouco os quadrados pretos que eu rodava para alongar e apertou alguns pinos do fixador. Segundo ele, se eu continuasse bem como estava, meu tempo com o fixador seria de mais três meses.

Estava com três ferrinhos inflamados ainda e quanto mais eu pisava, mais secreção saia. Sentia dores quando pisava e tinha um ferrinho próximo ao joelho que parecia que queria me torturar de tanta dor que me causava. Comecei a andar, em casa mesmo sem a muleta, resultado: Meu tornozelo ficou super inchado.

Voltei a pisar com a muleta até diminuir o inchaço e as dores. Fora isso, estava indo tudo bem, só torcia para que meu osso crescesse logo para poder tirar o fixador o mais rápido possível.


Fiquem com Deus. Beijo! (:

Exame da Escanometria



27 de setembro de 2015

SEIS ANOS DO ACIDENTE

setembro 27, 2015 8 Comments
Olá pessoal!

Hoje, dia 27/09/2015, fazem seis anos do acidente, minha segunda data de aniversário. Não sei muito o que dizer, tenho problema em expressar o que sinto, mesmo escrevendo, mas vou tentar. 

Tenho que dizer que passei por muita coisa ao longo desses seis anos, puxa, passei por momentos alegres, tristes, dor, falta de paciência, chorei muitas vezes sozinha a noite escondida da minha família... Nossa! Passei por muitas emoções, muitas cirurgias (quinze), muitos fixadores (só de Ilizarov foram três). Nos primeiros dois anos eu era muito chata, tinha dias que eu estava bem e tinha dias que a paciência passava bem longe de mim, foram os anos mais difíceis, porque passei muito tempo de cama e vivia chorando  direto, querendo que tudo acabasse logo, queria voltar a ter minha vida (ainda quero), pensei que fosse até ficar com depressão, mas fui mais forte e nunca tive. 

Minha única distração eram as redes sociais, assistir TV, ler, conversar, etc... Comecei a andar aos poucos com um andador depois que foi colocada a haste no fêmur, já comecei a ficar melhor, mas ainda tinha muita batalha pela frente, ainda estava usando a colostomia, mas queria fazer as cirurgias na perna primeiro. Então pesquisei no facebook alguma coisa relacionada a Ilizarov e achei um grupo e foi quando eu vi que não só tinha eu passando por isso, cada um daquele grupo ao seu modo estava superando a sua batalha, li muitas histórias, vi as pessoas superando a cada dia (assim como eu) vencendo e isso me deu mais força para continuar. Foi quando tive a ideia de fazer esse blog e isso foi o meu melhor, me sinto muito bem compartilhando minha história, servindo de exemplo e força para muitas pessoas, como outras serviram para mim. 

Recebi várias notícias ruins que não queria ouvir, dentre elas foi quando eu soube que não iria mais recuperar a sensibilidade e os movimentos dos dedos e tornozelo do pé esquerdo, nossa, chorei muito, lógico, só fiquei pensando em como iria andar quando acabasse tudo, quando não tivesse mais cirurgias e só ficaria fazendo fisioterapia, mas pensei, pensei e pensei e vi que depois de tudo que eu passei, essa era uma sequela que eu tinha que viver, não seria um pé que iria me fazer desistir, hoje consigo pisar melhor do que imaginei. Outra sequela é o joelho, não consigo dobrá-lo mais do que 15 graus, já fiz duas cirurgias e nada, penso seriamente se depois que eu tirar esse iliza da tíbia, se farei outra cirurgia, estou cansada já de tanta cirurgia, penso seriamente se tentarei ou não. E não posso esquecer das cicatrizes, que é o que mais tenho, quando saio eu tento escondê-las para chamar menos atenção do que já chamo usando esses ferros. Uma dica para as meninas que não as suporta é cobrir com tatuagem, penso seriamente sobre isso também, não quero fazer cirurgia plástica, então acho que vou fazer sim na perna inteira e talvez na barriga.

Não quero mais ficar remoendo, só quero pensar na minha recuperação e no meu futuro, então vou partir para os créditos finais, hahaha

Deus é tudo pra mim, sem Ele me dando força eu não sei o que seria de mim, minha família (pai, mãe e irmã) são minha vida, agradeço aos meus parentes, que sempre me dão força, aos meus amigos que sempre me fazem sorrir, agradeço aos médicos e enfermeiros que cuidaram e cuidam muito bem de mim e as pessoas que deixam seus comentários aqui e no facebook contando suas histórias. 

Agradeço a todos!!!! Fiquem com Deus.(:


RETORNO AO MÉDICO E DOIS MESES DE CIRURGIA

setembro 27, 2015 0 Comments
 Olá pessoal! Tudo bem?

Passados dois meses de cirurgia, fiquei fazendo o alongamento por um mês até chegar o dia do retorno ao médico.

Antes do doutor dizer algo para mim, primeiramente ele passou um raio-X só da tíbia e não passou do fêmur, porque segundo ele, estava muito bem, já que eu disse a ele que não estava sentindo nenhuma dor e que as fistulas tinham fechado.

Fiz o raio-X e quando entreguei ao doutor, ele disse na hora que era para parar o alongamento. Ele achou que pelo espaço que estava mostrando no raio-X, já tinha alongado o que eu precisava, que era os 4,0 cm. Para ter certeza do quanto foi alongado, ele passou para eu fazer outro exame de Escanometria, para entregá-lo na minha próxima consulta, mas que até lá, não precisaria mais alongar.

Estes são os raios-X:






"Isso é o que já foi alongado."

O enfermeiro fez o curativo e doutor Guilherme disse que a minha cicatrização estava muito boa, que era para continuar limpando bem e cobrindo os ferros com gazes para não entrar nenhuma sujeira e assim não causar uma infecção. O médico disse que era para eu andar muito, porque só assim o calo ósseo iria ser formado e então calcificado. Só assim é que eu poderia retirar o fixador.

Não sabíamos ao certo o quanto foi alongado, mas eu conseguia sentir a diferença quando pisava, já sentia a perna do mesmo tamanho que a outra e não era tão ruim andar, já que antes eu andava desajeitado por conta da diferença de tamanho das pernas.

Eu conseguia dar uns passinhos sem a muleta, mas sentia dor em alguns pinos, inclusive estava com três inflamados e um deles me preocupou um pouco, porque desde a cirurgia ele não cicatrizava e ficava saindo secreção, principalmente quando forçava ao pisar. Estava inchado e vermelho ao redor do pino, outro ferro que doía é um perto do joelho, parecia que estava queimando minha pele.

Sentia dores também principalmente quando sentava e andava. Não tive mais dores fortes na tíbia que me faziam ficar acordada a noite toda. Só continuei com essa dor de cabeça sem fim, todos os dias a mesma dor, não entendo o porquê, quando chegava no meu limite da dor, tomava remédio. Não gosto de ficar tomando remédio o tempo todo quando começa uma dorzinha, evito o máximo.

Fiquem com Deus! Beijo. (:

24 de julho de 2015

INÍCIO DO ALONGAMENTO

julho 24, 2015 0 Comments
Olá pessoal!

Retornei ao médico 12 dias após a cirurgia, estava bem melhor, não tive mais dores na perna, mas em compensação, a dor na cabeça continuava, não tão forte como no início, mas incomodava bastante, tinha horas que eu não aguentava. Na consulta mostrei ao doutor o resultado da biópsia e deu uma bactéria não tão severa (graças a Deus), mesmo assim, iria continuar tomando antibiótico até fazer 45 dias da cirurgia.

Ele autorizou o enfermeiro para tirar os pontos e por fim, me mostrou como se fazia o alongamento. Me ensinou a rodar um quadradinho preto, que no total eram quatro, de 6hs em 6hs e marcou com o esmalte vermelho para eu saber a posição correta. Iria retornar para uma nova consulta em 20 dias para avaliação do alongamento. Depois de terminada a consulta, fui retirar os pontos que já estavam cicatrizados, o enfermeiro não teve dificuldade ao retirar e também não senti nenhuma dor, menos mal. 

Fiquem com Deus. Beijos!


Início: 21/07/15

19 de julho de 2015

CIRURGIA 2 EM 1

julho 19, 2015 13 Comments
Olá pessoal!!!

Chegou o dia da minha tão esperada cirurgia, a décima quinta.

Estava marcada para o dia 09/07/2015 às 14hs. Cheguei ao hospital pela manhã, mas só me internaram ao meio-dia. Fui para meu quarto e antes da enfermeira fazer os procedimentos padrões antes de cada cirurgia, ela disse que Dr. Guilherme tinha pedido para eu fazer um novo raio-X do fêmur. Tudo bem, fui fazer o raio-X e voltei para o quarto.

Minutos depois a anestesista apareceu no meu quarto para me fazer algumas perguntas, como peso, altura... E quando estava indo embora, pediu para a enfermeira me dar um comprimidinho azul, que segundo ela, ia servir para eu ficar mais relaxada. E realmente, fiquei relaxada e sonolenta. Porque não me lembro de muita coisa depois que fui para o bloco cirúrgico.

Relembrando os procedimentos que foram feitos nesta cirurgia: Retirada da placa do fêmur, porque estava dando rejeição e estava saindo secreção em três fístulas na minha coxa, e colocar fixador na tíbia (que até então não sabia que seria novamente o ilizarov) para fazer alongamento de 4 cm.

Me levaram de volta para o quarto e ainda estava muito sonolenta, então só dormi. Acordei no outro dia bem e sem dores, o médico foi me visitar pela manhã e me contou como foi a cirurgia. Ele disse que ocorreu tudo bem e perguntou como eu estava, eu disse que estava bem, mas que estava sentindo a perna muito pesada, aí ele disse que quebrou o osso da tíbia em dois lugares por isso estava com essa sensação.

Ele comentou da placa no fêmur e disse que a retirou, e que tinha muita secreção por dentro da coxa. Colheu um pouco de amostra e mandou fazer uma biópsia para saber o tipo de bactéria, se for muito grave vou continuar com os antibióticos, se não, só vou tomar o que ele passou para eu tomar em casa. Dr. Guilherme me mandou ficar em pé, fiquei um pouco com medo, mas ele mesmo me ajudou, disse que era para eu não ter medo de pisar e que a sensação de peso iria passar.

Ele disse também que iria começar o alongamento duas semanas depois, e que eu poderia andar encostando o pé no chão, mas sem fazer muita força por causa do fêmur, mas que em breve eu pisaria normal. Depois de mais recomendações, foi embora e passei o dia tranquila.

No segundo dia já conseguia levantar a perna melhor e a sensação de peso na perna tinha diminuído.


Preparada :)

Primeiro dia após a cirurgia



Tive alta no dia 11/07/2015 num sábado à tarde. Como estava tomando medicação controlada, não tive nenhuma dor no hospital, mas a demora foi só chegar em casa que minha tormenta começou.

Começou no domingo à noite e o dia inteiro na segunda sentindo dores, principalmente na tíbia, não conseguia dormir e os remédios que o médico receitou não estavam fazendo efeito, foi horrível. Na segunda à noite, a perna deu uma trégua, mas as dores voltaram na terça à noite, ou seja, mais uma noite acordada e ainda tendo febre nesse período com dores. 

Graças a Deus depois de uns dias, as dores na perna passaram e começaram na cabeça. Acreditei que tivesse sido por causa da anestesia raqui, no outro dia após a cirurgia, eu não fiquei deitada como recomenda ficar até fazer 24hs de ter tomado a anestesia, resultado: Fiquei com essas dores horríveis por quase um mês. Estava tomando paracetamol de 6 em 6hs e não estava fazendo efeito, passei meus dias mais tempo deitada tentando suportar a dor, e não andando como o médico havia determinado.  

O médico disse que o alongamento vai ser feito em duas semanas, ele disse que eu podia andar encostando o pé no chão, mas sem fazer força, por causa do fêmur, mas que em breve pisarei normal. 








            Está semana irei retornar ao médico para saber o resultado da biópsia no mesmo dia da consulta e contarei tudo no próximo post. Tirando as dores de cabeça estou bem, graças a Deus. Até mais. Fiquem com Deus. Beijos!

16 de junho de 2015

CIRURGIA MARCADA

junho 16, 2015 2 Comments
Olá a todos!

Faz um tempinho que não escrevo por que não tinha nenhuma notícia, mas agora tenho uma, e boa. Graças a Deus minha cirurgia foi marcada. 

Já não estava aguentando mais a espera, pois estou preocupada com essas fístulas na minha coxa, que como eu já disse é início de uma infecção, estou com medo de ficar pior, mas até o momento a situação continua na mesma. Ainda vou aguardar mais um pouco, pois minha cirurgia ficou marcada para o dia 09/07/15.

Bem, nesses meses que passei sem postar nenhuma notícia, continuei bem, sem nenhum acontecimento fora do comum (que já aconteceu comigo algumas mas vezes). Comprei pela internet uma sandália ortopédica, porque a que eu estava usando deixava o meu pé torto, sei lá, então resolvi mudar, já que eu não sinto o pé, é necessário (pelo meu ponto de vista), usar algo mais fechado para deixar o pé preso.



No início achei estranho andar com ela, mas agora já me acostumei e achei até melhor para andar, continuo andando usando uma muleta ainda, não tenho equilíbrio por conta da perna ser mais curta que a outra, mas não deixo me abater, tento levar uma vida normal, a cada dia vou melhorando mais, saio, me divirto, é muito bom.


Bom, se tiver algo novo daqui até o dia da cirurgia, postarei. Por enquanto é só isso. Obrigada pela força e apoio de todos, fiquem com Deus. :)

22 de fevereiro de 2015

ESCANOMETRIA

fevereiro 22, 2015 2 Comments
Olá gente!!! 

Enquanto aguardava o pessoal do plano de saúde liberar a cirurgia. Uns dias depois da minha última consulta, a secretária do Dr. Guilherme ligou para minha mãe, para avisar que o Dr. tinha deixado com ela um pedido de um novo exame, era uma Escanometria. Esse exame é um tipo de raio-X que serve para dizer o quanto está a diferença de tamanho de uma perna para a outra. Fiz o exame sabendo que minha perna (esq.) estava mais curta 3,2 cm de diferença da outra, porque já tinha feito este mesmo exame antes de fazer a cirurgia de artrodese.

E feito essa cirurgia, o médico havia me dito que eu poderia perder mais um pouco do tamanho, de 1 a 1,5cm. Quando comecei a andar com o ilizarov ainda, eu sentia diferença ao andar, mas o médico disse que eu estava achando estranho porque o pé estava preso e deixei para lá, porque sabia que iria fazer a cirurgia de alongamento depois.

Na outra semana peguei o resultado da escanometria e vi que tinha perdido mais 8mm devido a cirurgia de artrodese e no total a perda foi de 4,0 cm. Não fiquei tão abalada porque graças a Deus a perda não foi tão grande, minha preocupação no momento era com o fêmur, eu sei que tem infecção, se não, não estaria saindo a secreção pelas cicatrizes. Mas agora minha preocupação só aumentou porque apareceu outra, ou seja, estou com três feridinhas saindo muita secreção. Estou rezando para não ser uma infecção grave, não quero ficar muito tempo no hospital de novo.

Depois de muitos exames e de muita espera, minha cirurgia foi marcada para um mês depois.

Minha única agonia com a demora, eram por causa das fístulas, estava preocupada porque já era um início de infecção e pela demora, podia se agravar mais. Não queria ficar internada muitos dias no hospital tomando antibióticos e pior, ter uma infeção grave que demorasse para curar. Já tinha lido sobre isso e é horrível.

Nesses dias que estava aguardando a liberação e a data da cirurgia, comprei pela internet uma sandália ortopédica, porque a que eu estava usando deixava o meu pé torto, e meu tornozelo estava muito inchado e nenhuma sandália ficava bem. E como eu não mexo mais o pé, tenho que usar um calçado fechado, para quando eu andar e a sandália não cair do meu pé. Achei essa bastante confortável e consigo andar bem, só não ando melhor por causa do encurtamento da perna, que iria se ajeitar em breve.

Enfim, por enquanto é só isso, vou deixar aqui a foto do raio-X. Se eu tiver mais alguma novidade eu posto. Fiquem com Deus. Beijos! (:



"A Escanometria mostra que o membro inferior esquerdo é mais curto que o direito cerca 4.0cm."

16 de janeiro de 2015

NO AGUARDO PARA A PRÓXIMA CIRURGIA

janeiro 16, 2015 3 Comments
Olá pessoal!!! Tudo bem?

Sei que demorei para escrever, mas só quis retornar quando estivesse com tudo certinho para fazer a próxima cirurgia.

Estava no aguardo ansiosa para fazer minha próxima cirurgia.

Não porque eu queria, claro, mas sim porque precisava. Quanto mais rápido terminasse com esses procedimentos todos, melhor. Odeio esperar. Enquanto isso, continuava a tentar pisar devagar e sentia umas dores às vezes, mas era normal. Retornei ao médico dois meses antes do combinado, porque ele disse a mim que se continuasse a sair secreção na fístula era para eu voltar antes, então, voltei.

Ele pediu para eu fazer uma ressonância do fêmur, e como sempre, todo exame chato tem que ficar sem comer. Dessa vez tive que ficar sem comer por mais de 8hs para ter que fazer esse exame, e ainda na hora do exame, algo que eu não esperava, porque já tinha feito outras ressonâncias antes, o enfermeiro teve que furar um acesso na minha veia para ter que aplicar um líquido que eles dizem que é necessário para fazer o contraste no exame.

UÓ!

Retornei ao médico depois de ter o resultado e foi confirmado que tinha que retirar a placa mesmo, porque se não, a fístula não iria fechar e até poderia causar algo mais grave como uma infecção maior. Nessa mesma consulta, o Dr. passou outro exame, uma Fistulografia, e também prescreveu os exames de sangue e cardiológico que são necessários para poder fazer a cirurgia, para quando eu retornasse já levasse tudo de uma vez.

No mesmo dia consegui fazer os três exames: O de sangue, o do coração e a fistulografia. Esse último doeu um pouco. O exame é um raio-X, mas o técnico teve que aplicar outro contraste, que desta vez, foi direto na ferida da coxa. Primeiro ele injetava o líquido na ferida e depois tirava o raio-X, quanto mais ele ia injetando, mais doía.

Enfim, terminei os exames e voltei para casa. Depois eu percebi que pela fístula, todo o líquido que o técnico injetou começou a sair e para piorar abriu outra fístula perto do meu joelho, agora são duas. Voltei ao médico para mostrar os exames e ele disse que na lateral da minha coxa poderia aparecer mais fistulas e que só vai cicatrizar quando retirar a placa.

A solicitação para a cirurgia já foi enviada para o pessoal do plano de saúde e todos os exames estavam certinhos. Agora estávamos aguardando a liberação, e só então o médico iria marcar o dia da cirurgia. Lembrando também que nessa cirurgia além de retirar a placa, irei usar outro fixador na tíbia para poder fazer o alongamento de 3,2cm.

As fotos abaixo são do exame da minha coxa com duas fistulas agora. Na lateral da placa vocês podem ver umas manchas e até onde sai mais secreção, essas manchas também é secreção. Quando tiver mais notícias postarei. Fiquem com Deus. Beijo! :)